Arte Historia Teses
Mostrando 13-24 de 66 artigos, teses e dissertações.
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13. História da Arte Técnica: um olhar contemporâneo sobre a práxis das Ciências Humanas e Naturais no estudo de pinturas sobre tela e madeira
O presente trabalho busca caracterizar epistemologicamente o emergente campo de estudo no Brasil denominado História da Arte Técnica, que reúne métodos de investigação da História da Arte, das análises físico-químicas e da Ciência da Conservação aplicados aos objetos artísticos culturais. As teorias clássicas das Ciências Humanas (principalme
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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14. A rádio sociedade e a educação para Roquette-Pinto
Tendo como objeto de estudo as iniciativas de Roquette-Pinto para educar a população brasileira por meio da Rádio Sociedade, esta pesquisa se propôs responder como era vista a educação para Roquette-Pinto. No primeiro capítulo abordamos o contexto da educação e da ciência no Brasil. O segundo capítulo tratou das influências sob o trabalho de Roqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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15. Traços de Belo Horizonte: a contribuição dos caricaturistas para a consolidação do modernismo na cidade moderna
A proposta central, sob a qual se articula esta dissertação, compreende identificar a relevância dos caricaturistas das décadas de 1920 e 1930 e suas produções artísticas como elementos que influenciaram a configuração do modernismo em Belo Horizonte. Através de uma pesquisa qualitativa, a presente dissertação argumenta como tal corrente artísti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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16. O ritual como paradigma no processo e na criação plástica: um estudo comparativo entre a produção artística de Armando Reverón (Venezuela, 18891954) e Arthur Bispo do Rosário (Brasil, 1909-1989)
Abordar o ritual como paradigma no processo e na criação plástica, por meio de um estudo comparado da produção artística de Armando Reverón e Arthur Bispo do Rosário, trouxe vários desafios, entre eles, realizar um recorte dos conceitos de mito e ritual, vastos, na Antropologia e contrapô-los ao seu equivalente conceitual nas Artes Plásticas. Fala
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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17. Outro modernismo em Minas: a trajetória marginal de Inimá de Paula
O tema desta dissertação é analisar a obra do pintor mineiro Inimá de Paula (1918 - 1999) em perspectiva histórica, sob a hipótese de ser sua trajetória marginal à história do modernismo em Minas Gerais, centrada na figura do pintor e professor Alberto da Veiga Guignard e seus discípulos. Inimá participou da difusão e implantação do modernismo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/08/2011
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18. O conceito de Habitus e a obra de Erwin Panofsky: teoria e metodologia da história da arte e da arquitetura na primeira metade do século XX
Este trabalho abrange o conceito de habitus, segundo a obra Arquitetura Gótica e Escolástica de Erwin Panofsky, visando o seu distanciamento das historiografias passadas como a de Wölfflin, Riegl, Warburg ou Cassirer , os debates que os trabalhos de Panofsky produziram, e a influência que sua teoria e metodologia exerceram sobre autores posteriores a ele
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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19. Cinejornal Brasileiro: a documentação do esporte no Estado Novo em comparação com a estética de Leni Riefenstahl
Esta dissertação tem como objeto de estudo os filmes do Cinejornal Brasileiro produzidos pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo. Compreendendo que o esporte sempre foi utilizado por diversos governos como elemento aglutinador, este estudo se concentra nos cinejornais com a temática esportiva e também sobre o melhoramento d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
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20. Moda: moderna medida do tempo
Este trabalho tem por objetivo geral examinar a relação entre moda e arte. Mais especificamente, tentamos entender a moda como um fenômeno social que propicia uma nova experiência de tempo que modifica a narrativa histórica. Para tanto, foi necessário adotar como referencial teórico a pesquisa sobre arte, tempo e narrativa histórica realizada por aut
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
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21. Haikai e performance: imagens poéticas
Esta tese se dedica a estudos sobre o haikai e a performance, buscando estabelecer pontos de interseção entre aquela espécie de poesia japonesa e este campo de ação e reflexão, onde se conjuga a teoria e a prática. A partir de percursos referenciais a respeito de ambas as formas, a pesquisa procura criar uma interlocução entre os modos de pensar oci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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22. O Retrato de Oscar Wilde uma análise de sua obra crítica : conferências e ensaios / The picture of Oscar Wilde
A presente dissertação pretende analisar a visão do autor irlandês Oscar Wilde sobre diferentes expressões artísticas, e discutir como ele relacionava tais formas de arte com a vida cotidiana. Para tanto, o primeiro capítulo é dedicado à vida de Wilde por entendermos que a sua vida foi, igualmente com os seus textos, uma obra de arte. No segundo cap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2011
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23. Modelos freudianos do trauma e condição humana noir: interfaces e interlocução
A ideia de trauma em três momentos cruciais do pensamento freudiano é examinada, discutida e comparada com a abordagem da questão da condição humana no cinema noir americano. Os momentos são 1896 (marcado pela chamada Teoria da sedução), 1918 (ano de publicação de História de uma neurose infantil) e 1920 (o começo da reformulação da doutrina fr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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24. O poema concreto e a contribuição de Lacan: a não-relação endereçada
O poema concreto e a contribuição de Lacan consiste na localização do poema concreto, tal como ele é formulado pelo projeto comum de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, com a contribuição da teoria de Jacques Lacan, principalmente no que diz respeito à noção de suplência. Essa localização demonstra que o poema concreto apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011