Arte Fotografica
Mostrando 1-12 de 66 artigos, teses e dissertações.
-
1. Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso
Resumo A série fotográfica Quito a la vista, de José Domingo Laso Acosta, retrata os principais pontos turísticos da cidade em 1911. Entretanto, por meio de intervenções nos negativos fotográficos, Laso literalmente apagou a presença indígena das paisagens da cidade. A partir da noção de vida nua (Agamben), analisa-se a relação entre arte, polí
Revista Direito e Práxis. Publicado em: 2022
-
2. Barraqueiras e heroínas: escritos feministas nas ruas de Porto Alegre
Resumo Ao caminhar pelas ruas de Porto Alegre, nos deparamos com muitas mensagens voltadas às mulheres, falando sobre luta feminista, visibilidade lésbica, violência contra a mulher, empoderamento, entre outras. Essas palavras são pintadas, pichadas, coladas, estão nas paredes, muros, postes e prédios em um modo de fazer política que se mistura à art
Horiz. antropol.. Publicado em: 02/12/2019
-
3. A fotografia do vazio – sobre Haruo Ohara
Resumo Este artigo debruça-se sobre a obra do fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara, pouco conhecida entre nós, e que se distingue da de outros fotógrafos pela sua ousada estética que tende a um vazio: captar a presença das coisas e não seu sentido. Sua intensa produção fotográfica é estranhamente realizada em paralelo a sua atividade de agriculto
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2019-04
-
4. Fotografia: teoria, interrompida?
Resumo Estabeleço um diagnóstico sobre o estado da arte das teorias da fotografia, em vista dos sintomas de uma “interrupção” de seus discursos, no limite entre duas balizas que o orientaram, desde os anos 1980, a saber: a ênfase nos dispositivos técnicos de visualização e seu corolário semiótico de indexicalidade. A partir dos discursos teóri
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
5. “Ask me to send these photos to you”: a produção artística de Alair Gomes nos Estados Unidos .
resumo Antes de ser conhecida no Brasil, a produção fotográfica de Alair Gomes circulou nos anos 1970 e 1980 nos Estados Unidos, em publicações tanto do meio das artes quanto ligadas a uma homossociabilidade estadunidense, como são os casos das revistas Performance, Gay Sunshine, The Advocate e Advocate MEN, e do Artists Almanac. Este artigo analisa ta
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
6. O que pode o corpo? Corpografias de resistência
Neste texto são apresentados os resultados de um projeto de criação fotográfica, desenvolvido pela primeira autora do trabalho, inspirado pela pergunta de Espinosa “O que pode o corpo?”, fotografando acontecimentos cotidianos relacionados ao corpo e às suas relações com os espaços públicos do centro da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Após a
Interface (Botucatu). Publicado em: 2017-09
-
7. Mulheres da Norô
O projeto Cartografias femininas: ações territoriais junto às mulheres da região noroeste de Santos realiza diferentes ações em uma região que apresenta vulnerabilidade social e ambiental na cidade de Santos. Envolvendo docentes e estudantes de diferentes cursos de graduação da área da saúde da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Sa
Interface (Botucatu). Publicado em: 2017-03
-
8. O trabalho de Claudia Andujar a partir de uma história da fotografia engendrada por meandros discursivos institucionais
resumo Este texto resgata a produção fotográfica de Claudia Andujar do final dos anos de 1950 e início de 1960 - ainda anterior ao trabalho que viria a desenvolver com os Yanomami - para uma análise que leve em consideração a dimensão do assunto escolhido; o resultado visual de sua representação e a forma de circulação do trabalho. Ao enfatizar e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
-
9. A impureza da imagem: estéticas intersticiais entre a fotografia analógica e digital
O texto faz uma análise crítica da imagem digital tendo em vista os percursos e desvios do processo de assimilação da fotografia analógica pela base técnica numérica. Parte-se da filosofia do aparato de Flusser e do conceito de emulação de Foucault para pensar a digitalização ocorrida, na década de 1990, como um projeto industrial que visava, sob
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-12
-
10. A exposição como múltiplo: lições de uma mostra norte-americana em São Paulo, 1947
No ano de 1947, a Biblioteca Municipal de São Paulo apresentou a exposição Fotografia Artística preparada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York com consultoria técnica de Andreas Feininger. Tratava-se de uma mostra didática de reproduções fotográficas impressas em painéis, acompanhadas de textos, que reunia imagens de autoria de fotógrafos como
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-06
-
11. Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista
Mário de Andrade foi, além do escritor abrangente e vívido que conhecemos, um pioneiro da fotografia modernista brasileira. Essa faceta de sua produção estética, embora menos conhecida, reveste-se de grande importância conforme avançam, entre nós, os estudos sobre o desenvolvimento de uma visualidade fotográfica eminentemente modernista. A experiê
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
-
12. Tacitus:uma coleção particular de coisas inanimadas
Esta dissertação detalha as etapas do processo criativo para a concepção de um painel modular de uma Coleção de pinturas figurativas de objetos singulares, constituído por 72 telas de 40 X 40 cm cada, apresentado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em 2011. As seguintes ações processuais delinearam a pesquisa: uma coleta fotográfica de obje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011