Arte E Musica
Mostrando 25-36 de 304 artigos, teses e dissertações.
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25. Canção popular e música dionisíaca em Nietzsche
Resumo O artigo pretende analisar a relação entre canção popular e música dionisíaca, partindo das considerações metafísicas e musicológicas de Nietzsche em O nascimento da tragédia. Trata-se de apresentar os argumentos de Nietzsche no que tange à importância da canção popular no desenvolvimento das artes gregas que culminariam na tragédia. M
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-04
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26. Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada
RESUMO Nara Leão foi uma das principais intérpretes da canção brasileira. Sua singular trajetória artística teve início nos anos 1960, período de grande efervescência cultural e política, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. Partindo do pres
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
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27. A Cidade barroca na Europa e América Ibérica
Existem ou existiram cidades barrocas? Essa é questão basilar que o presente livro pretende responder. Para isso, o autor desenvolve uma investigação que tem como fundamento a averiguação da hipótese que assegura que o mesmo espírito que tomaria de assalto o mundo ocidental em todo o século XVII e na maior parte do século XVIII, contaminando a arte, a arquitetura, a literatura, a música, o teatro, teria igualmente alcançado a configuração visiva das cidades. Apontando para a atualidade do estudo crítico da História da Arquitetura, constrói-se a narrativa passando pelo sentido da “Urbanística Barroca”, na França e em Roma, e, posteriormente, frente às grandes contribuições dos mestres do Barroco italiano, discutindo o fenômeno da cidade barroca através da leitura do espaço e suas relações com os monumentos que compõem o drama barroco. O trabalho também aborda de maneira diferenciada como o fenômeno da cidade barroca se manifestou na produção da cidade brasileira setecentista, analisando particularmente Ouro Preto e, na América Hispânica, a cidade de Cusco, com todas as suas similaridades e diversidades.
Autor(es): Baeta, Rodrigo Espinha
EDUFBA. Publicado em: 2017
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28. As "visões" de Tirésias: arte, música e compreensão
Resumo: O artigo analisa as relações possíveis entre os sistemas simbólicos da arte e da ciência. Ainda que existam especificidades em cada uma dessas expressões do pensamento humano, ambas são experiências de compreensão do mundo e portadoras de conteúdos de verdade. O artigo segue a posição construtivista de Nelson Goodman, que recusa qualquer
Per musi. Publicado em: 2016-12
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29. Música como fisiologia aplicada: considerações a partir do Nietzsche tardio
Resumo: O trabalho tem como objetivo apresentar a interdependente relação entre música e fisiologia no Nietzsche tardio. A produtividade de tal pretensão reside em investigar o estatuto da fisiologia enquanto categoria filosófica fundante da experiência da arte e, em nosso caso específico, da música. Nos deteremos na reconstrução interpretativa de
Per musi. Publicado em: 2016-12
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30. Elgar: o enigma das variações
Resumo: Reflexões analíticas sobre como as Variações Enigma de Edward Elgar inserem-se no epicentro de uma das técnicas mais instigantes da composição musical. A partir de uma abordagem plural, discutem-se aspectos importantes de harmonia, análise, história da música e história da arte. No âmbito do gênero das variações com caráter de desenvo
Per musi. Publicado em: 2016-12
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31. Johann Mattheson e o ideal do Músico Perfeito
Resumo: O Der Vollkommene Capellmeister ("O mestre-de-capela Perfeito") é o último escrito musical de Johann Mattheson (1671-1764) e, sem dúvida, sua obra mais ambiciosa. Ela representa o mais importante dos escritos pertencentes ao gênero de preceptivas musicais conhecidas como Musica Poetica - um conjunto de tratados surgidos entre os sécs. XVI e XVII
Per musi. Publicado em: 2016-12
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32. A Arte da improvisação musical ao teclado no Renascimento italiano: a didática do contraponto segundo
Resumo: Parte fundamental do exercício profissional do tecladista no Renascimento, a improvisação musical é o relevante tema do livro II da segunda parte do tratado Il Transilvano (1610). Única obra publicada pelo organista Girolamo Diruta (1554?-1610?), o Transilvano expõe em 'Diálogo' as preceptivas da arte da música de seu tempo e é Monumentum da
Per musi. Publicado em: 2016-04
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33. O Lugar-Comum Arte-Natureza em Der Vollkommene Capellmeister ("O Mestre de Capela Perfeito", 1739), de Johann Mattheson
RESUMO: O mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poétic
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
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34. Territórios Sensíveis: uma investigação performativa em arte, ciência, tecnologia e natureza
resumo Inserido no campo das artes em diálogo com os estudos sobre mudanças climáticas e, mais particularmente, com os impactos dessas mudanças na sociedade contemporânea, este artigo apresenta questões e propostas abordadas pelo projeto "Territórios Sensíveis: uma investigação performativa em arte, ciência, tecnologia e natureza". Também são ap
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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35. As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível
Resumo: Este texto tem por desafio problematizar o desenvolvimento estético da pessoa (do professor) atravessado pela experiência sensível com as artes em diferentes manifestações. Pautados nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural, consideramos que a percepção estética pode se constituir em tema fundante para a formação integral do p
Cad. CEDES. Publicado em: 2015-12
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36. Música e transformação: por um olhar diferenciado na história da música
O livro foi escrito para a disciplina "História da música" do curso de Arte-Educação da UNICENTRO/UAB, pelas professoras Érica Gomes e Daiane Stoeberl. Mais do que tratar dos estilos e dos compositores, o livro traz abordagem voltada para a apreciação musical por meio das músicas de diferentes contextos histórico-culturais. Com base em Wisnik, prop�
Publicado em: 04/09/2015