Arte Contemporanea Livro De Artista
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1. Corpo-matéria : a construção do sentido no processo de criação de livro de artista com arte/educadores
A presente dissertação tem o objetivo de demonstrar as singularidades perceptivas dos sujeitos ao observar as relações e escolhas de materiais, procedimentos e espaços em suas produções, em artes visuais, considerando a percepção em sua totalidade corporal. O referencial teórico relaciona a fenomenologia da percepção e da matéria, de Maurice Mer
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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2. Jogar-brincar : da maneira de executar as propostas à circulação no território da arte
Esta pesquisa aborda os procedimentos de execução das propostas artísticas realizadas entre 2002 e 2005 que acontecem no cruzamento entre a execução das ações, registros fotográficos e videográficos. Aborda, também, a utilização do suporte álbum e livro como veículo de circulação no território da arte. Utiliza os termos jogar-brincare territ
Publicado em: 2011
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3. Escritos de artistas nos arquivos em transformação
Esta pesquisa analisa os modos de existência dos escritos de artistas no processo de documentação e circulação da obra de arte efêmera, bem como as práticas de arquivamento realizada pelos próprios artistas. Afinal, ao documentarem suas experiências efêmeras através da escrita e da fotografia, estariam eles contribuindo de que modo para a historio
Publicado em: 2011
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4. Leitura de textos sincréticos : relações entre o verbal e o não-verbal em Diário de Bordo de José Bessa
A presente pesquisa busca conhecer os efeitos de sentido provocados por produções culturais contemporâneas que sincretizam as linguagens verbal e não-verbal e desafiam nosso entendimento. Tem como objetivo estudar as relações entre o verbal e o não-verbal e os efeitos de sentido advindos dessas relações em Diário de Bordo, livro de artista de José
Publicado em: 2010
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5. Vidas em arquivo: cicatriz e memória em Rosângela Rennó e Silviano Santiago / Vies en archive: cicatrice et mémoire chez Rosângela Rennó et Silviano Santiago
A partir da discussão recente em torno da memória (anos 1980/90) e, particularmente, dos arquivos de artistas, quando esses documentos exercem a função de material de acesso à produção artística, à vida artística, aos dados exteriores e/ou transversais às obras, tomei como objetos de pesquisa a produção de dois artistas que dialogam estreitament
Publicado em: 2010
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6. Transversaux contemporains en livre / Transversais contemporâneas em livros-de-artista
A estrutura da dissertação é erguida pelas noções de escrita, corpo e plasticidade que constituem o objeto de estudo e reflexão: livro-de-artista. Os capítulos compreendem exercícios que especulam em transversais obras próprias e de outros artistas que veiculam a sua produção àqueles conceitos e às linhas de força que configuram o trabalho com
Publicado em: 2009
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7. As existências da narrativa no livro de artista
Este estudo visa verificar o intervalo formativo entre o comparecimento e a ausência das estratégias de narração nos livros de artista de edição e se e como a narrativa visual é capaz de determinar sua bibliogênese.
Publicado em: 2008
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8. Interatividade, virtualidade e imersividade : a participação na obra de arte contemporânea
Com a utilização de diferentes suportes e também com a utilização de recursos das tecnologias digitais, a arte contemporânea tem apresentado múltiplas formas de experimentações estéticas, que possibilitam a participação do público, garantindo uma obra cada vez mais interativa e colaborativa. A partir do conceito de arte contemporânea interativa
Publicado em: 2008
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9. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista
O livro de artista é um produto da arte contemporânea, construído deliberadamente a partir de um suporte preexistente, o livro, que é o seu protótipo, e ao qual louva ou faz contraposição crítica. A página e a estrutura podem ser enaltecidas ou sofrer todas as possibilidades de injúria e objeção, até alcançarem o estatuto da escultura e abandonarem a condição objetiva de livro. A página violada, de Paulo Silveira, propõe que as gradações percebidas não só podem como devem ser instrumentos da conceitualização e caracterização da obra e da categoria na qual ela se insere, desde certos exemplares do livro ilustrado até todo e qualquer livro-objeto. São apresentadas cerca de duzentas obras através de mais de seiscentas imagens, que também incluem eventos e documentos, a maioria delas coloridas e originais para este trabalho.
Autor(es): Silveira, Paulo
Editora da UFRGS. Publicado em: 2008
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10. Narrativas verbais : construto ficcional nas artes visuais e em sua documentação
A presente pesquisa analisa o emprego de narrativas verbais como construtos ficcionais utilizados por artistas do campo visual através de seus trabalhos e documentações. Particularmente enfocam-se três aspectos desses escritos: quando se apresentam em forma autobiográfica; quando esta biografia é associada ao mundo histórico; e quando o artista torna-
Publicado em: 2007
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11. Superfície do contato : fronteiras e espaçamentos / Surfaces of contact: borders and spacings
Superfícies do contato: fronteiras e espaçamentos trata-se de uma pesquisa no campo das Poéticas Visuais em que uma investigação teórica e uma prática artística entrecruzam-se. O grupo de trabalhos desenvolvidos - ponto e buraco (prumo); à distância (elétrico); vão; encaixe; o sentido do gesto; still; para preencher um buraco; marca d’água; ta
Publicado em: 2007
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12. Imagens escritas / Written images
This research work proposes a convergence of practices and studies about books. It includes my production in visual poetry, graphic design, typography, calligraphy and artist?s books. The text organization, in seven chapters, follows a personal rule: it was established by a reasoning constructed by visual parameters, and also a relation with other artists an
Publicado em: 2007