Arte Conceitual
Mostrando 13-24 de 183 artigos, teses e dissertações.
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13. A taxonomia e a folksonomia na representação da informação de fotografias
Resumo A folksonomia se caracteriza como um recurso democrático e interativo para a representação de documentos em ambiente on-line. No tratamento das fotografias, a utilização da folksonomia se torna oportuna em virtude da exaustividade e especificidade em pontos de acesso, representação por meio da linguagem natural e o fomento à inteligência cole
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 2018-01
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14. Ensino da arte e desenvolvimento da leitura visual: uso da estamparia têxtil no ensino médio
Resumo Trata-se de estudo baseado na importância do processo de leitura e análise de obras visuais artísticas e têxteis para o desenvolvimento integral do educando. Fundamentamos inicialmente nossos procedimentos a partir do quadro conceitual da autora Abigail Housen, que sustenta que o processo de leitura da linguagem visual pelo educando ocorre por mei
Educ. Pesqui.. Publicado em: 18/12/2017
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15. Hélio Oiticica: dobrar a moldura, de Irene V. Small.
Resumo Nesta resenha sobre o livro Hélio Oiticica: folding the frame (2016), de Irene V. Small, discute-se a proposta da autora de compreender “dobrar a moldura” como um procedimento formal e conceitual que emerge das próprias obras do artista. Além disso, analisa-se a proposta de uma História da Arte do mundo contemporâneo globalizado como um modo
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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16. A POTÊNCIA DE VIVER: DELEUZE E A ARTE
Resumo Apresentamos neste artigo nossas considerações acerca da leitura empreendida por Deleuze em torno do pensamento estético dos artistas Carmelo Bene e Samuel Beckett. Nosso objetivo foi o de pensar, juntamente com Deleuze, na arte como uma potência de viver, isto é, um modo específico de tentar compreender os efeitos produzidos pelos objetos esté
Psicol. Soc.. Publicado em: 10/07/2017
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17. A multiplicidade conceitual da acrobacia: arte, esporte e entretenimento
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2017-06
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18. Caracterização da Produção Brasileira em Artigos Científicos sobre Arte e Psicologia (2004-2014)
Resumo A Arte sempre fui objeto de estudo e instrumento de atuação para os profissionais de Psicologia no Brasil. Para ampliar o conhecimento sobre essa relação, o presente estudo tem por objetivo caracterizar como a Arte vem sendo utilizada por profissionais de Psicologia no país. O método utilizado foi o da investigação bibliográfica e exploratór
Psico-USF. Publicado em: 2017-04
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19. Histórias das ciências, epistemologia, gênero e arte: ensaios para a formação de professores
"A melhoria da formação de professores no Brasil tem sido um objetivo constante de boa parcela das propostas que emergem das pesquisas em ensino de ciências. Esses pesquisadores concordam que é preciso romper com a visão tradicional do professor de ciências como mero transmissor do conhecimento, aquele que simplesmente repassa os conteúdos básicos de sua área ao aluno, em um processo puramente mecânico. O professor pode e deve ser muito mais que isso. Nessa direção, educadores têm apontado a relevância de introduzir em contextos de formação de professores de ciências, discussões não apenas ligadas ao arcabouço conceitual da ciência, mas também sobre sua construção, seus aspectos internos e externos, suas influências, sua natureza. Ao inserir esses temas, o professor se mune de maior criticidade e poder de transformação, tornando-se não um transmissor de conhecimento, mas um mediador. É ele que trará ao aluno as ferramentas para compreender a ciência como um empreendimento humano, e por isso, produto de sua cultura. A proposta do livro “História das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte: ensaios para a formação de professores” é oferecer subsídios para fomentar a introdução de perspectivas como essas. Dessa maneira, com esse livro, o professor de ciências terá, em um só material, uma fonte diversificada de informações e discussões, que pode construir novos caminhos para o um ensino de ciências mais dinâmico, atual e transformador."
Autor(es):
Editora UFABC. Publicado em: 2017
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20. Efeitos terapêuticos da produção artística para a reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais: uma revisão sistemática da literatura
Resumo Atividades criativas vêm sendo utilizadas como recurso terapêutico para portadores de transtornos psíquicos no Brasil e no mundo. Há a necessidade de se consolidar a base teórica sobre o tema, levando-se em consideração dados qualitativos e o modelo conceitual do recovery. Neste trabalho, foi realizada uma revisão sistemática sobre os efeitos
Cad. saúde colet.. Publicado em: 2016-12
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21. MARCO CONCEITUAL PARA O ESTUDO DO DISTRESSE MORAL EM ENFERMEIROS
RESUMO Estudo reflexivo que objetivou propor elementos conceituais para a análise do distresse moral, como processo que articula diversos conceitos da experiência moral. O distresse moral é explorado como fenômeno manifesto em diversos cenários e dimensões do trabalho - cuidado, gestão e educação. Apesar de um conceito relativamente consensual e res
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 07/07/2016
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22. A arte do corpo relacional: do espelho-tátil ao corpo virtual
Resumo Os neurônios-espelho são neurônios especializados, capazes de ecoar no corpo de alguém movimentos percebidos no corpo de outra pessoa, através de algo que se assemelha a uma empatia sinestésica involuntária. A descoberta desses neurônios provocou uma reavaliação de grande envergadura, a respeito do papel da empatia e das relações Eu-Outro
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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23. A prática pedagógica como obra de arte: aproximações à estética do professor-artista
Resumo A partir de uma análise teórico-conceitual da obra de Hans-Georg Gadamer, este estudo proporciona um diálogo entre a arte, a educação e a educação física. Na procura por abrir um caminho opcional ao dominante, oferecido pela racionalidade técnico-instrumental, discute a ideia do professor-artista. Apresenta as reflexões sobre a obra de arte
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2016-03
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24. Witz/Blitz: fagulhas de luz na arte romântica segundo Walter Benjamin
Resumo O conceito de Witz, como aparece nos fragmentos de Friedrich Schlegel, publicados entre 1798 e 1800, está ligado ao entendimento estético e foi recuperado por Walter Benjamin em O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. O Witz faz parte da "terminologia filosófica" romântica, é um instante na reflexão crítica sobre uma obra de arte
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2015-12