Arte Africana E Afro Brasileira
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. História da educação da população negra: o estado da arte sobre educação e relações étnico-raciais (2003-2014)
RESUMO Este artigo traz resultados da Pesquisa “Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte”, mais especificamente da Categoria “História da Educação da População Negra”. Foram selecionados e analisados 31 artigos publicados em periódicos brasileiros da área da educação (2003-2014). Para facilitar o entendimento do conjunto dos
Educ. rev.. Publicado em: 2018-06
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2. Vistas sobre arte africana no Brasil: lampejos na pista da autoria oculta de objetos afro-brasileiros em museus
RESUMO Examinando objetos relacionados aos antigos candomblés preservados em coleções, Marianno Carneiro da Cunha perfilou uma tradição estética nagô-iorubana criada no Brasil que tem sido considerada como uma das primeiras formulações da arte afro-brasileira, se não uma continuidade da arte africana no Brasil. Expandimos a amostragem enraizada nes
An. mus. paul.. Publicado em: 2017-08
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3. Pérolas negras – primeiros fios: experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil
Aborda as diversas ideias e realizações da arte, da história da arte e da cultura vinculadas às questões da africanidade e da afro-brasilidade, com cortes espaciais e temporais heterogêneos, resultando em uma abordagem de caráter multidisciplinar, com incursões na antropologia, na sociologia e em outras áreas do conhecimento humano. Em 42 ensaios, tece reflexões sobre o legado africano para a sociedade brasileira, observando aspectos como a religião, o artesanato e as representações da arte africana nos museus, além de outros tópicos.
Autor(es): Conduru, Roberto
EDUERJ. Publicado em: 2013
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4. Museus virtuais e a formaÃÃo de professores de artes visuais no contexto da lei 10.639/2003 / Virtual museums and visual arts teacher training in the context of the Law 10.639/2003
Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar quatro museus virtuais com conteÃdos de arte afro-brasileira e/ou africana, bem como as propostas educativas desenvolvidas por essas instituiÃÃes nos seus respectivos sites, como possibilidades para a contribuiÃÃo na formaÃÃo dos professores de Artes Visuais. Pretende-se que este estudo colabore para a imp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/09/2012
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5. Deusa, Sereia, Rainha do Mar: representações artísticas de Iemanjá / Goddess, mermaid, queen of the sea: artistic representations of Iemanja
A arte religiosa afro-brasileira resulta da miscigenação das culturas negra, ameríndia e européia através dos séculos. Diversas representações artísticas das divindades afro-brasileiras continuam a ser produzidas mesmo nos dias atuais com inúmeras imagens através de desenhos, objetos rituais, indumentária e esculturas, os quais são fontes de pes
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/07/2012
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6. Do canto da voz ao batuque da letra: a presença africana em narrativas orais inscritas no Brasil
A arte oral de contar histórias sempre fez parte da vida humana e, por muito tempo, foi uma atividade essencial das sociedades para garantir a manutenção de memórias e saberes transmitidos no tecido das narrativas. Um dos lugares onde essa arte se faz presente com vigor é a África. As expressões poéticas da tradição oral têm sido apontadas por mui
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/02/2012
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7. Artes de Exu: intervenções artísticas e representações afro-brasileiras no Rio de Janeiro: Tridente de Ni e Exu dos Ventos / Works of Exu: artistic interventions and afro-brazilian representations in Rio de Janeiro: Tridente de NI and Exu dos Ventos
Artes de Exu trata os objetos de arte não só pelos aspectos artísticos e sociológicos, mas também pelos aspectos que ligam as obras a Exu, além do enunciado. Como coisa contida na concepção, na execução e imbricada na própria história da obra. As obras escolhidas são: Tridente de NI (2006) de Alexandre Vogler e Exu dos Ventos (1992), de Mario Cr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2010
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8. Estudando raça nos anos iniciais do Ensino Fundamental I: contribuições de obras do pintor Candido Portinari
Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo analítico-descritivo de natureza qualitativa. Trata-se, mais especificamente, de uma pesquisa intervenção por meio da qual se analisa contribuições de obras do pintor Candido Portinari para a discussão do tema raça negra com alunos da 2.série B, do ensino fundamental I de uma Escola Municipal em São Pau
Publicado em: 2010
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9. Aesthetic re-elaboration of the black Brazilian dance in the contemporaneousness : analysis of the differences and similarities in the choreogrphic creation of the Folkloric Ballet of Bahia and the Gial Group of Dance / Re-elaborações esteticas da dança negra brasileira na contemporaneidade : analise das diferenças e similitudes na concepção coreografica do Bale Folclorico da Bahia e do Grupo Grial de Dança
Esta tese descreve a análise da Dança Negra elaborada e ressignificada em dois diferentes contextos sócio-histórico-cultural brasileiro. Para isto realiza-se uma análise das diferenças e similitudes nas re-elaborações etno-ética-estéticacoreográfica e dramatúrgica do Balé Folclórico da Bahia/Salvador/BA e do Grupo Grial de Dança/Recife/PE a pa
Publicado em: 2009
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10. LARÓYÈ: EXU NA OBRA DE MARIO CRAVO NETO / LARÓYÈ: EXU IN THE WORK OF MARIO CRAVO NETO
O presente trabalho detém-se no estudo da (re)significação da herança religiosa e mitológica dos orixás na produção artística afro-brasileira, com ênfase na presença simbólica do mensageiro Exu na obra de Mario Cravo Neto. Nesta pesquisa buscamos a compreensão do contexto artístico afro-brasileiro e as diferentes formas de representação do me
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2008
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11. The (in) visibility of black african culture in the teaching of visual arts / A (in) visibilidade da cultura negra africana no ensino de artes visuais
Essa pesquisa teve como objetivo de refletir sobre a (in)visibilidade da cultura afro brasileira no ensino de artes visuais examinando especificamente a Lei 10.639/2003, que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana na Educação Básica. O campo da arte educação é um dentre outros dois incumbidos dessa missão.
Publicado em: 2008
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12. LARÓYÈ: EXU NA OBRA DE MARIO CRAVO NETO / LARÓYÈ: EXU IN THE WORK OF MARIO CRAVO NETO
O presente trabalho detém-se no estudo da (re)significação da herança religiosa e mitológica dos orixás na produção artística afro-brasileira, com ênfase na presença simbólica do mensageiro Exu na obra de Mario Cravo Neto. Nesta pesquisa buscamos a compreensão do contexto artístico afro-brasileiro e as diferentes formas de representação do me
Publicado em: 2008