Arquitetura Para Museus
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1. Gestão do processo de design de arquitetura efêmera em museus
A gestão de empreendimentos de museus e espaços museográficos têm crescido em complexidade, particularmente na sua fase de concepção. Contribui para isso o reduzido ciclo de vida dos empreendimentos, a arquitetura efêmera, que supõe pouco tempo para projetação, execução e montagem. Soma-se a mudança de significado que os espaços museográficos
Ambient. constr.. Publicado em: 2014-12
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2. O museu Beta: estratégias para um museu sempre contemporâneo
No cenário de acelerado desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação notam-se mudanças importantes na sociedade. A informação se torna mais fluida, e com ela, a própria produção cultural do homem contemporâneo, se entende-se por cultura a produção cotidiana (como afirmam Vilém Flusser e Sharon Zukin). O museu, por sua vez, como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/09/2011
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3. A Arquitetura de Museus-Casas em São Paulo: 1980-2010 / The architecture of the house-museums in são Paulo: 1980-2010
O termo difundido internacional historic house museums une duas categorias: casas históricas e casas-museus. No Brasil, os termos utilizados são museus-casas ou, ainda, casas-museus. Estes se constituem em espaços abertos ao público, reunindo características de conservação e apresentação das obras exigidas pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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4. Centros e museus de ciência e tecnologia / Science and technology centers and museums
Os centros e museus de ciência e tecnologia foram pouco estudados sob o aspecto arquitetônico. É proposto o conceito de centro de ciência e tecnologia, cuja particularidade é ser focado na experiência e nos fenômenos, e não nos objetos. Existem instituições específicas relacionadas a esse tipo de instituições, em especial o CIMUSET / ICOM, ASTC,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2011
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5. Arquitetura, visão e movimento : o discurso de Paulo Mendes da Rocha na Pinacoteca do Estado de São Paulo
Esta dissertação investiga o discurso de Paulo Mendes da Rocha a respeito da arquitetura de museus em uma obra sua, a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Os aspectos do discurso do arquiteto dizem respeito à estruturação espacial da Pinacoteca, à movimentação de seus visitantes e à inteligibilidade do ambiente. Esses aspectos foram discutidos atrav�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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6. MASP: Laboratory Museum. City Museum Project: 1947-1957 / MASP: Museu laboratório. Projeto de museu para a cidade: 1947-1957
Este trabalho tem como objeto o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand MASP e sua inserção na cidade de São Paulo, nos primeiros 10 anos de atividade em sua primeira sede na rua Sete de Abril. O objetivo é compreender o Museu de Arte e sua inserção na cidade do ponto de vista da sua operatividade, como laboratório do moderno, através das div
Publicado em: 2010
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7. O projeto frente a questões contemporâneas da cidade e da arquitetura. O Museo de La Memoria de Santiago do Chile / The project before contemporary issues of architecture and the city. The Museo de la Memoria de Santiago de Chile
A presente tese trata da possibilidade de se entender o projeto arquitetônico como um instrumento de debate de questões ligadas à arquitetura e à cidade contemporânea. Essas questões referem-se, dentro da disciplina do projeto urbano, às relações estabelecidas pelo projeto com os sistemas metropolitanos de redes, com o contexto urbano que o envolve,
Publicado em: 2010
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8. Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas
Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematog
Publicado em: 2010
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9. Jatakas : o processo de representação e materialização de um fenômeno infocomunicacional
Constitui um trabalho teórico que tem como objetivo refletir sobre o conceito de informação compreendida como um fenômeno humano e social, bem como sobre o fenômeno infocomunicacional, através da representação e da materialização das Jatakas: histórias Budistas do Século VI a.C. que narram as vidas passadas de Buda Shakyamuni e que constituem o o
Publicado em: 2010
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10. MAM Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MASP Museu de Arte de São Paulo : paradigmas brasileiros na arquitetura de museus
Este trabalho analisa a arquitetura do MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - e MASP - Museu de Arte de São Paulo - a partir do estudo da história da arquitetura dos museus desde a sua fundação no século XVIII e da análise dos condicionantes que distinguem e particularizam esses edifícios. A moderna arquitetura brasileira, geradora dos princ�
Publicado em: 2007
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11. A dimensão pública da arquitetura em museus: uma análise de projetos contemporâneos
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a dimensão pública da arquitetura contemporânea de museus baseado na análise de três projetos: a Pinacoteca do Estado de São Paulo (1993-1998), de Paulo Mendes da Rocha; a Fundação Iberê Camargo (1998-2007), em Porto Alegre, de Álvaro Siza e o Museu de Arte Contemporânea do século XXI de Kanazawa (1999
Publicado em: 2007
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12. O projeto de museus no movimento moderno : principais estratégias nas décadas 1930-60
O presente trabalho busca identificar e analisar as estratégias dos projetos de museus propostos durante as décadas de 1930 a 60, utilizando este tipo de edifício como filtro para a releitura e compreensão do ato de projetar durante o Movimento Moderno. A riqueza de soluções arquitetônicas nesse período defrontou-se com a tradição acadêmica vigent
Publicado em: 2007