Arquitetura E Cinema
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13. A DRAMATIZATION MODEL BASED ON AUTONOMOUS CINEMATOGRAPHY AGENTS FOR INTERACTIVE STORYTELLING / UM MODELO DE DRAMATIZAÇÃO BASEADO EM AGENTES CINEMATOGRÁFICOS AUTÔNOMOS PARA STORYTELLING INTERATIVO
Sistemas de storytelling interativo são aplicações que buscam contar histórias e permitem que os usuários interajam com estas de modo a alterar os eventos futuros. No que se refere à representação visual das histórias, existem diversas questões relativas à maneira como as cenas devem ser mostradas ao público. Muitas questões que hoje são desafi
Publicado em: 2010
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14. Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas
Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematog
Publicado em: 2010
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15. A apropriação crítica da arquitetura e urbanismo modernos através da linguagem cinematográfica: Playtime, 1967, de Jacques Tati / A critical appropriation of modern architecture and urbanism through cinematographic language: Playtime, 1967, by Jacques Tati
A relação do cinema com outras linguagens e outras artes tem despertado grande interesse em novos trabalhos de pesquisa no âmbito da pós-graduação, e se insere no interior de uma pluralidade de posturas de investigação adotadas a partir dos anos 1980 acerca do espaço fílmico. Partindo da relação entre arquitetura/urbanismo e cinema, este trabalho
Publicado em: 2009
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16. Curta Brasília : a imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo
O turismo é um dos segmentos econômicos que mais utiliza a mídia para atrair e estimular o consumo. O turista, antes de chegar ao seu destino, compra uma idéia, uma imagem, um imaginário. Estudos recentes demonstram que a divulgação de imagens de lugares associada a uma produção audiovisual pode criar um imaginário sedutor e o desejo de conhecer os
Publicado em: 2009
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17. A apropriação do gênero crítica de cinema no processo de letramento
Os resultados das avaliações do ensino-aprendizagem de línguas têm provocado questionamentos e discussões sobre as práticas de linguagem (dentro e fora da sala de aula), sobre os objetos de ensino e sobre a formação de professores. No emergir dessas discussões, estabelece-se o gênero (textual/discursivo) como objeto de ensino (PCN - BRASIL, 1998; P
Publicado em: 2008
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18. A bossa nova, seus documentos e articulações: um movimento para além da música
A presente dissertação tem como tema A Bossa Nova, seus documentos e suas articulações: um movimento para além da música. Trata-se, mais especificamente, de selecionar documentos relativos à Bossa Nova, entre os anos de 1958 e 1964, para a composição do corpus de pesquisa e articulá-los sob o processo metodológico de rede para observação. Assim
Publicado em: 2008
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19. Planejamento de movimento para pedestres utilizando campos potenciais / Pedestrian motion planning using potential fields
A simulação de pedestres representados como humanos virtuais em um mundo sintético é de grande interesse em áreas como cinema, arquitetura e jogos. Esta atividade pode ser definida como navegação em ambientes virtuais e envolve principalmente a especificação do ambiente, a definição da posição inicial do agente, assim como sua posição final (o
Publicado em: 2008
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20. Quando o cinema vira urbanismo: o documentário como ferramenta de abordagem da cidade. / When cinema turns into urbanism: Documentary as a tool for a city approach.
O presente trabalho procura fazer um levantamento da produção documentária brasileira e estrangeira que aborda questões relativas ao mundo urbano os documentários urbanos -, uma produção que, embora bastante diversificada e muitas vezes contando com a participação de profissionais da arquitetura e urbanismo, ainda desperta muito pouco interesse dent
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2007
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21. Arquiteturas fílmicas
Assim como a arquitetura, o cinema é uma das artes onde o sentido espacial é mais forte. Ao incorporar o tempo como uma de suas dimensões, o espaço fílmico permite que falemos de uma ficção arquitetônica, de uma narratividade que nos faz construir uma via subjetiva de análise que extrapola o mero papel técnico, englobando os papéis crítico e expe
Publicado em: 2007
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22. Isay Weinfeld: a comunicação da diferença em arquitetura
Esta Tese de Doutorado trata de evidenciar a importância da produção do arquiteto Isay Weinfeld dentro do conjunto atual da arquitetura brasileira. Defende-se aqui o valor de seu trabalho, exatamente por se tratar da produção de objetos estéticos com qualidades comunicativas singulares, que surgem, principalmente, devido às suas interfaces com element
Publicado em: 2007
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23. Os Panoramas perdidos de Victor Meirelles: aventuras de um pintor acadêmico nos caminhos da modernidade
Victor Meirelles de Lima (1832-1903), professor, retratista, pintor de paisagens e batalhas, enveredou para a pintura de Panoramas, introduzindo no Brasil uma modernidade ligada às Exposições Universais. O Panorama foi inventado no final do século XVIII. Esta imensa tela, com mais de 100 metros de comprimento e 14 metros de altura, era exposta na rotunda
Publicado em: 2007
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24. Ma: entre-espaço da comunicação no Japão um estudo acerca dos diálogos entre Oriente e Ocidente / Ma: an inter-space of communication in Japan a study on the dialogues between east and west
The dissertation investigates a few possibilities to translate the Japanese cultural element known as Ma, which represents an inter-space in which and at what time the process of communication occurs. The study starts from the understanding of Ma as a quasi-sign, which in its turn is a concept from Peircean semiotics, recognizable only through its materializ
Publicado em: 2007