Apresentacao Cenica
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1. A cena contemporânea aos pedaços : observação de um experimento pedagógico
Tentamos nos relacionar nessa pesquisa com outra lógica, descobrir um caminho de abordagem prática para nos aproximarmos de uma criação composta de fragmentos e uma busca de parâmetros para a estética da apropriação. Nesse sentido, encontramos relação com o teatro composto por fragmentos, onde diferentes estéticas teatrais são apropriadas e os es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
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2. Cartografia de um improvisador em criação / A map of an improviser in creation
O dicionário Aurélio define o improvisador como "o que improvisa/ Repentista". Já o Dicionário de Teatro de Patrice Pavis não apresenta uma definição. Mas quem é o improvisador? Como defini-lo? O que determina um "bom" improvisador? Quais são seus procedimentos? Fazendo essas perguntas deparei-me com a seguinte afirmação de Novarina (2005, p. 19):
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/02/2011
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3. Walker, there is no path. Only traces / Caminhante, não ha caminho. Só rastros
O presente projeto se desdobrou entre o território da prática e o da escrita. Duas linhas de investigação paralelas e complementares, possíveis no trabalho do ator. Após dezessete anos de pesquisa coletiva no Lume como atriz pesquisadora, tornou-se urgente vivenciar um novo desafio, colocar-me novamente em situação de risco, experimentar um processo
Publicado em: 2010
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4. Body Dramaturgy : creation protocols of the Performaning Arts / Dramaturgia do corpo : protocolos de criação das Artes da Cena : dialogos entre artistas
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre as dramaturgias da contemporaneidade, entendendo que seus significados atuais não são sinônimos de texto dramático, mas suas acepções contemporâneas dizem respeito às estruturas artísticas que determinam a composição cênica. A primeira parte desta tese é destinada à apresentação do panorama atual da
Publicado em: 2009
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5. O teatro como a arte do encontro:dramaturgia da sala de ensaio, uma abordagem metodológica para a composição do espetáculo Gennesius-histriônica epopéia de um martírio em flor junto ao grupo finos trapos.
Trata-se de uma investigação acerca de procedimentos de criação utilizados em teatro de grupo no Brasil, tendo como recorte a criação colaborativa. A partir dos pressupostos deste modo de criação da análise do trabalho de composição cênica do Grupo Finos Trapos,sistematizou-se uma abordagem metodológica para a criação cênica, ora intitulada D
Publicado em: 2009
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6. As vespas de Aristofanes e as questões da dramaturgia / Aristophanes wasps and the issues of drama
As releituras de textos da Comédia Antiga apontam para um conjunto de questões pertinentes aos procedimentos artísticos da Modernidade. Mapeando as questões teóricas e praticas, podemos verificar alguns temas caros à produção teatral contemporânea e que transitam entre a obra literária e os processos criativos do espetáculo. A pesquisa tem como ob
Publicado em: 2009
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7. Scenic performance in the Dande-Researcher-Performer (DRP) method : a study based on the creation and presentations of the dance performance Unrestness Waltz / O espetaculo cenico no metodo Bailarino-Pesquisador-Interprete (BPI) : um estudo a partir da criação e apresentações do espetaculo de dança Valsa do Desassossego
This work focuses on the scenic performance in the Dancer-Researcher-Performer (DRP) method, being based on the study of the dance Unrestness Waltz. DRP is a method of creation and research in dance that develops from the mutual relations of three fundamental axis: The Body s Inventory; The Co-inhabiting with the Source; and The Structuring of the Character.
Publicado em: 2009
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8. Questão de ordem: o conceito de "forma" como ferramenta para o processo criativo do ator / Questão de ordem: o conceito de "forma" como ferramenta para o processo criativo do ator
Esta pesquisa tem o propósito de verificar na prática o modo como os conceitos de Fayga Ostrower relativos ao processo de criação podem contribuir para a construção da obra cênica. Para essa finalidade é feito, nas páginas que se seguem o relato da elaboração de uma cena ao longo do ano de 2007 dentro da Universidade de São Paulo no Centro de Pes
Publicado em: 2008
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9. Processos corporais infantis : interatuações artísticas na cena da criança
Esta pesquisa observou o processo corporal na criação cênica da criança de 9 a 12 anos, tendo a interdisciplinaridade como fundamento da qualidade dessa formação. O objetivo é contribuir com possibilidades metodológicas para o ensino de Arte atual, abordando na cena os fundamentos do Teatro, da Dança, da Música e das Artes Plásticas. A interação
Publicado em: 2008
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10. O garoto de Juan Lacaze: invenção no Teatro de Hugo Rodas
O presente trabalho estuda a poética teatral de Hugo Rodas a partir da apresentação de contextos da formação pessoal e artística do encenador e da análise do processo criativo do espetáculo O Inspetor Geral (2006). Os contextos da formação pessoal e artística aqui apresentados significam um olhar para aquele ponto da arte em que a personalidade hu
Publicado em: 2007
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11. O Corpo rompendo fronteiras: uma experimentação a partir do movimento genuíno e do sistema Laban/Bartenieff
Esta pesquisa tem como objetivo tecer relações entre o interno e o externo no corpo do atordançarino a partir do modelo conceitual do Anel de Moebius. Para tanto, este trabalho desenvolveu-se em três capítulos: no primeiro, realizou-se uma abordagem históricofilosófica do corpo em movimento no decorrer dos séculos XIX e XX, a partir dos estudos de De
Publicado em: 2007
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12. Contato, tecnica energetica e improvisação : investigação na construção da personagem Maraba / Contact, energy technique and improvisation
A presente pesquisa vem refletir sobre as possibilidades expressivas do corpo cênico no processo de construção da personagem Marabá, fundamentadas no diálogo experimental das técnicas de Contato, Técnica Energética e Improvisação. A inspiração desta pesquisa foi o poema indianista de Gonçalves Dias, Marabá, que resultou na apresentação da per
Publicado em: 2005