Anatol Rosenfeld
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1. Por um teatro épico e ético: a crítica teatral de Anatol Rosenfeld
O presente artigo aborda alguns dos principais escritos de Anatol Rosenfeld sobre teatro, sobretudo O teatro épico, obra em que se debruça sobre os preceitos da dramaturgia de Brecht, bem como seu trabalho como organizador de antologias de autores canônicos da literatura alemã (Lessing, Goethe, Schiller), para mostrar como essas influências se cruzam em
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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2. Apontamentos sobre a recepção de Bertolt Brecht no Brasil via Anatol Rosenfeld
Um dos capítulos mais importantes da recepção do teatro alemão no Brasil se iniciou em 1958, com a montagem de A alma boa de Setsuan. A encenação de muitas entre suas obras a partir de então colocou novas questões dramatúrgicas e teóricas num cenário aberto à experimentação estética e marcado pela dialética entre o teatro e o turbulento conte
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2013-12
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3. Italo Calvino e Osman Lins: da literatura combinatória ao hiper-romance / Italo Calvino and Osman Lins: from combinatory literature to hypernovel
According to many authors, especially Mario Praz, Umberto Eco and Anatol Rosenfeld, the structures of a work of art reflect the epistemological structures of a certain period in time, following the evolution of socio-historical organization and revealing a superstructure of thought that comes together with such ways of organization. As far as Calvino and Lin
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2012
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4. Das estórias à história : um olhar crítico-social em narrativas de Sérgio Sant'Anna
A análise proposta neste estudo focaliza as relações entre seis narrativas literárias contemporâneas de Sérgio Sant’Anna e seus respectivos contextos de produção, com o objetivo de ampliar as reflexões sobre os textos ficcionais do escritor e discorrer acerca das opções estéticas usadas em cada obra para recompor um diálogo entre a História e
Publicado em: 2011
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5. O guardião zeloso das coisas da família (a narração entre parênteses)
A fim de compreender como um narrador que tem tendência para a perspectiva única e para o monólogo permite que outras vozes se manifestem a ponto de serem ouvidas pelo leitor, o presente trabalho busca uma articulação entre o romance moderno e o testemunho. Entretanto, antes desta análise, foi proposta uma breve revisão sobre a produção literária b
Publicado em: 2010
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6. Contos novos, de Mário de Andrade: matrizes hipertextuais de uma célula dramática
O objetivo desta dissertação está centrado na leitura estrutural da antologia de Mário de Andrade, CONTOS NOVOS e seu processo discursivo descontínuo inovador do gênero conto. O corpus escolhido, os contos: Vestida de Preto, O Peru de Natal e O Poço apresenta objetivos específicos: evidenciar a genialidade do autor em relação à proposta estética
Publicado em: 2010
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7. O Pagador de Promessas: um drama trágico em tempos modernos
This work aims at a critical and interpretative analyses of Dias Gomes dramatic work, the focus of investigation being placed on the social drama O Pagador de Promessas. The theoretical basis for this study departs from the concept of tragedy in the philosophical and literary tradition, considering Aristotles propositions and his comments on the Greek traged
Publicado em: 2009
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8. Fluxo de consciência : variações no teatro contemporâneo / Fluxo de consciência: variações no teatro contemporâneo
O presente trabalho, "Fluxo de Consciência: percurso e articulações no teatro contemporâneo", se propõe ao estudo do fluxo de consciência como proposta estética pertinente ao teatro. Parte-se de sua definição na psicologia, a partir de William James, e de sua concepção pela teoria literária, no estudo produzido por Robert Humphrey, para, posterio
Publicado em: 2009
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9. Contos Novos com novos fios: Mário de Andrade e a modernidade narrativa / Contos Novos with new threads: Mário de Andrade and the narrative modernity
Esta dissertação apresenta dois objetivos operacionalizados em três momentos: 1. estudo da forma do gênero conto; 2. análise do narrador ficcional intradiegético e seus modos de contar; 3. síntese dos três modos de narrar e os processos de narratividade. O objeto de investigação é o conto modernista de Mário de Andrade tratado diacronicamente, se
Publicado em: 2008
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10. Ibsen in Brazil: historiography, selection of critical texts and bibliographical catalogue / Ibsen no Brasil: historiografia, seleção de textos críticos e catálogo bibliográfico
This work, composed of three volumes (I. Historiography; II. Selection of critical texts; and III. Bibliographical catalogue), presents an overview of the reception of Ibsen in Brazil. The first volume is an assessment of the rich and varied criticism Ibsen received in Brazil within the context of the theatrical ideas of the nineteenth century, the moderniza
Publicado em: 2007
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11. O eu como produto do tempo e da memória: uma leitura de angústia, de Graciliano Ramos
The objective of our research is to perceive in the romance Angustia, of Graciliano Ramos, how the universe space-temporality of the told events, in the plan of the discursive articulation of the main personage simulacrum of the literal proposal functions textual, and as the presence of the subject is not restricted only to the marks of the person or the use
Publicado em: 2007