Analise Do Discurso Filmico
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
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1. Cartas para quem? : o funcionamento discursivo da "falta" no filme Central do Brasil / Letters to who? : the discoursive functioning of the "lack" in the film Central Station
Prezado viajante, Este bilhete lhe dá direito a uma viagem pela estrada metodológica da Análise de Discurso Materialista para que você contemple o filme em DVD ?Central do Brasil?, de Walter Salles Jr. Você passará por três estações a partir da ausência do pai como principal metáfora articuladora dos trilhos narrativos, para que você veja o entre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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2. A alegoria histórica em Manoel de Oliveira: um filme falado
Este trabalho de pesquisa consiste em uma análise do discurso fílmico de Um filme falado (2003), do diretor português Manoel de Oliveira. A ideia é investigar os sentidos implicados na alegoria histórica construída por esse realizador no referido filme, problematizando-se as noções de nação e globalização. Nesse sentido, os referenciais teóricos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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3. Dimensões argumentativas do discurso fílmico: projeções retóricas na tela do cinema
Cette recherche a pour objectif la réflexion à propos des concepts de l.Analyse du Discours et de l Analyse Argumentative et leur adéquation au cinéma, dans ce que nous classifions comme des films narratifs de fiction. Selon la perspective proposée ici, le cinéma apporte un type de discours: le discours filmique. Il présente comme différentiel le fai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
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4. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema / Torment in an enlarged expectation: the construction of the suspense genre in the movies.
O estudo dos gêneros do cinema aponta para várias direções sem, no entanto, especificar a importância que deve ser dada às estratégias discursivas que engendram a significação de determinado filme. Por muito tempo, a teoria semiótica de linha francesa serviu apenas para salientar um perfil da significação fílmica, originada do percurso gerativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
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5. Câncer, corpo e cinema : lições de Hollywood sobre adoecer e morrer / Cancer, body and movie picture: Hollywood lessons about getting sick and dying / Cáncer, cuerpo y cine: lecciones de Hollywood acerca de quedarse enfermo y morir
O estudo busca conhecer o modo pelo qual o corpo do doente com câncer é apresentado por um conjunto de 15 filmes produzidos em Hollywood, entre 1970 e 2007, cujo tema central gira em torno do personagem adulto com câncer em estágio avançado. Com base nos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, penso que aprendemos a ver o corpo doente de
Publicado em: 2010
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6. Lolita de Ramsdale x Lolitas de Hollywood: uma análise do romance de Vladimir Nabokov e das adaptações fílmicas de Stanley Kubrick e Adrian Lyne
Esta dissertação analisará a relação entre o romance Lolita (1955), de Vladimir Nabokov, e as adaptações fílmicas, de Stanley Kubrick, de 1962, e de Adrian Lyne, de 1997. Tendo por base a teoria da semiótica de linha francesa, também conhecida como semiótica greimasiana, para tratar dos efeitos de sentido gerados pelos diferentes papéis actanciai
Publicado em: 2010
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7. A noção de trabalho representado pela imagem e interpretada pela palavra
Esta pesquisa tem como principal objetivo refletir sobre o fato de que toda a materialidade simbólica produz sentido juntamente com as condições de produção, e, por isso, se inscreve na ordem do discurso. Considerando que o sentido não pode ser dado aprioristicamente, mas na relação entre sujeito, língua e história, buscamos realizar uma atividade
Publicado em: 2009
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8. Arquiteturas fílmicas
Assim como a arquitetura, o cinema é uma das artes onde o sentido espacial é mais forte. Ao incorporar o tempo como uma de suas dimensões, o espaço fílmico permite que falemos de uma ficção arquitetônica, de uma narratividade que nos faz construir uma via subjetiva de análise que extrapola o mero papel técnico, englobando os papéis crítico e expe
Publicado em: 2007
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9. Narradores de Javé: uma análise semiolingüística do discurso fílmico
Cette dissertation a comme but une analyse des processus discursifs (verbaux et cinématographiques) utilisés dans le film Narradores de Javé, d Eliane Caffé (2004). Nous décrivons ces processus et analysons comment ils se rapportent afin de construire l oeuvre. Nous cherchons devoiler les stratégies narratives du discours filmique, ayant comme base la
Publicado em: 2006
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10. Signos em animação: uma introdução à linguagem do desenho animado
O propósito desse trabalho é elaborar um estudo acerca da linguagem do Desenho animado. A amplitude do tema, muito genérico, levou-nos a selecionar um corpus fílmico de cunho metalinguístico que, por si, já repousa exatamente no que podemos considerar como cerne dessa linguagem. A construtividade do discurso animado, exposta nestes trabalhos que estamo
Publicado em: 1992