Analise De Movimento Laban
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1. Dança Cristal: da arte do movimento à abordagem somático-performativa
O livro traça o desenvolvimento da Abordagem Somático-Performativa de pesquisa em artes cênicas, a partir de uma perspectiva autobiográfica, simultaneamente acadêmica e poética, analítica e criativa. A abordagem inédita no país, faz parte do terceiro paradigma metodológico, integrando o arcabouço da Prática Artística como Pesquisa, que vem sendo desenvolvido principalmente na Austrália, Escandinávia e Inglaterra, apresentadas na obra num entrelaçamento de criação interartística fundamentada na corporeidade e reflexão teórica transdisciplinar. A Abordagem associa a educação somática e os estudos da performance, fundamentando-se na Análise Laban/Bartenieff de Movimento, no Movimento Autêntico, na dança-teatro e na performance, integrando também questões relativas à improvisação, à dança e diferença (dança inclusiva), à intervenção urbana e à ecoperformance.
Autor(es): Fernandes, Ciane
EDUFBA. Publicado em: 2018
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2. Nada é sempre a mesma coisa. Um motivo em desdobramento através da Labanálise / Nothing is ever the same. a motif developed through laban movement analysis
Este é um memorial descritivo e dissertativo da investigação artística feita através da utilização da Motif Writing (escrita por motivos) como propulsora de tarefas de movimento para a construção de dramaturgia em dança. A coreografia que resultou deste processo, A Cadeira _/ Uma Ilha, foi criada a partir da Motif Writing de um trecho do solo Exper
Publicado em: 2010
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3. Expressividade cênica pelo fluxo percepção/ação : o sistema Laban/Bartenieff no desenvolviemtno somático e na criação em dança / Scenic expressivity through perception/aaction : Laban/Bartenieff s system for somatic development and creation in dance
Abrangendo as vias da prática artística e reflexão teórica, esta pesquisa propõe-se a investigar a construção do saber expressivo do artista da dança. Avalia brevemente modos de se ensinar e criar a dança cênica, para reconhecer as necessidades de o artista ser, hoje, um intérprete-criador da sua linguagem expressiva. Ressalta a importância, para
Publicado em: 2010
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4. Po(i)ética em movimento: a análise Laban de movimento como propulsora de realidades composicionais.
This dissertation proposes a report about the research on the different possibilities of dialogical relationship between the musical composition (and some of its systems) and dance movements (from notions addressed by the Laban/Bartenieff System), which culminated in the creation of the interdisciplinary work named Noite, looking an approach in context of a
Publicado em: 2009
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5. Sôra, que dança é essa? um case de videodança
Este trabalho relata uma experiência de videodança – entendida aqui como arte que une procedimentos da esfera da dança, do vídeo e das tecnologias digitais e experimentais - a serviço de uma ação pedagógica. Parte de oficinas de dança com crianças em situação de vulnerabilidade, participantes de um projeto social localizado em Porto Alegre. A o
Publicado em: 2009
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6. Análise do movimento em rituais umbandistas
A presente pesquisa teve como objetivo fazer a análise do movimento em rituais umbandistas e, dessa forma, contribuir para o conhecimento da sua linguagem corporal, assim como fornecer subsídios para o desenvolvimento de uma etnopsicologia brasileira. Para efeito de análise, foi utilizado o método Laban, que visa analisar, segundo elementos de esforço,
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Publicado em: 2008-06
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7. Esculturas líquidas: a pré-expressividade e a forma fluida na dança educativa (pós) moderna
O artigo utiliza-se de dois termos técnicos do Sistema Laban de Análise de Movimento - a Pré-Expressividade e a Forma Fluida - para promover a auto-percepção, a consciência corporal e o desenvolvimento de qualidades sutis de movimento. O Sistema Laban é apresentado em suas quatro categorias - Corpo, Expressividade, Forma e Espaço - e detalhado nos do
Cadernos CEDES. Publicado em: 2001-04
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8. Pe, umbigo e coração : pesquisa de criação em dança contemporanea
Este trabalho é o resultado de um estudo coreográfico que teve como ponto de partida o Coco de Alagoas com enfoque no grupo "Pagode Comigo Ninguérn Pode", liderado pela mestra Hilda Maria da Silva e situado na Chã de Bebedouro, bairro da periferia de Maceió, capital do Estado de Alagoas. O estudo tomou como pressuposto básico o entendimento contextual
Publicado em: 1996
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9. Profetas em movimento : um processo de criação em dança a partir da releitura das dinamicas de movimento que se desprendem dos gestos e posturas do estatuario dos profetas em Congonhas do Campo
Este trabalho foi o resultado de um estudo de Composição Coreográfica, que utilizou um interjogo teórico-prático, de observação e transposição das qualidades de movimento que se desprendem da atitude interna transmitida na postura das esculturas dos 12 Profetas do Aleijadinho em Congonhas do Campo (MG). O interjogo teórico-prático foi possível at
Publicado em: 1994