Agostinho Santo Critica E Interpretacao
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1. O processo de conversão a Deus pela via racional e mística
O processo de conversão a Deus, pela via racional e mística, ao ser abordado pela ótica da fé e da razão humana, é objeto de estudo tanto da filosofia, quanto da teologia. A conversão é a realização plena do ser humano, um encontro com a Verdade e o Sumo Bem, que implica uma ascensão da alma e da inteligência até Deus, percorrendo a via da renú
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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2. O processo pedagógico em Agostinho de Hipona: uma leitura
Agostinho de Hipona pode, em muitos aspectos, ser associado à educação, seja no contexto profissional, visto que o Pai da Igreja também fora professor; seja devido a suas investigações sobre os temas referentes ao ensino e à aprendizagem. Notamos, em obras como De magistro, De Trinitate, Confessiones, dentre outras, interessantes considerações sobre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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3. Cor inquietum : uma leitura de confissões
A finalidade deste estudo é compreender o percurso filosófico de santo Agostinho, ao longo de sua obra Confissões, a partir de suas interrogações sobre si mesmo, sobre o homem, sobre Deus. Com ênfase na novidade do estilo que é adotado em sua narrativa a autobiografia a intenção é compreender o que nesse pensador pode ser chamado de manifesto do mu
Publicado em: 2011
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4. Livre-arbítrio e ação moral em Agostinho : um estudo a partir do De Libero Arbitrio
O problema do mal tornou-se uma constante inquietação na vida de Agostinho. Seu pensamento é marcado pelas mais diversas influências, sobretudo das doutrinas maniquéia e neoplatônica. Contudo, as respostas oferecidas por tais correntes filosóficas não satisfizeram o inquieto coração do hiponense. O ensaio de uma resposta a esse problema ocorreu tar
Publicado em: 2009
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5. A visualização do invisível: beleza e mística em Santo Agostinho / The visualization of the invisible: beauty and mystic in Saint Augustine
In this dissertation we intend to analyse the way proposed, and developed, by Saint Augustine toward the visualization of the invisible God. That is Via Puchritudinis, the path of beauty, which is a mystic as much as an aesthetic way. The focus of this task is the aesthetic side of this journey, which becomes evident by the assertion made by Hans Urs von Bal
Publicado em: 2009
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6. O agir humano em Confissões e obras anteriores de Agostinho de Hipona : um estudo das relações entre libido, consuetudo e voluntas
Para responder à pergunta de por que o sujeito não age sempre segundo sua razão, Agostinho de Hipona (354- 430 d. C) formula o conceito de vontade cindida em Confissões, VIII. Esse conceito resulta da interrelação dos termos libido, consuetudo e voluntas desenvolvida nas obras anteriores ao ano de aparição de Confissões, compreendidas entre suas pri
Publicado em: 2008
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7. A conversão do olhar : um estudo do ato estimativo estético segundo Agostinho de Hipona
Investigaremos o ato estimativo estético, considerando a educação da razão, explicitando os fundamentos antropológicos e gnosiológicos dessa ação, ação localizada na integralidade da vida do homem, de caráter intencional, onde as faculdades sensitivas e espirituais estão plenamente integradas. A estimação estética liga-se à busca da Vida Feli
Publicado em: 2007
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8. O autoconhecimento da mens no livro X do De Trinitate de Santo Agostinho
This work shows the analysis which Augustine makes in De Trinitates tenth book about self-knowledges process of the mens. For Augustine, the knowledge which the mens has of herself is immediate, total and indubitable. Nevertheless, he recognizes the possibility of the self-deceit and explains that it is possible due the inadequacies between self-knowledge an
Publicado em: 2007
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9. Interioridade e conhecimento em Agostinho de Hipona
Esse trabalho tem como objetivo investigar a questão da interioridade agostiniana através do problema do conhecimento. Interioridade e conhecimento representam duas peças-chave do pensamento de Agostinho e trazem um enigma com o qual nos ocuparemos em compreender. Refere-se à forma aparentemente antagônica de conciliar a atividade humana do conhecimento
Publicado em: 2007
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10. A felicidade pelo conhecimento em Agostinho / Happiness trough knowledge in Augustine
O objetivo desta dissertação é mostrar a plausibilidade da hipótese segundo a qual, no Contra Academicos, de Agostinho, é defendida a relação de interdependência entre Verdade e felicidade. Todavia, uma vez que essa relação não se apresenta categoricamente exposta no Contra Academicos, mas sim no De Beata Vita, foi necessário, mediante o levantam
Publicado em: 2007
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11. O Bem e o Mal na Terra Média A filosofia de Santo Agostinho em O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien como crítica à modernidade
The Good and the Evil had always been questions that had worried the humanity. Either through the religion, of the philosophy, and the art, such subjects had been always boarded for the men. The justification of this research if places in the reflection of an existence of meaning and wisdom in previous times to modernity. For this, its existence would be to
Publicado em: 2007
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12. A temática da felicidade desde a antiguidade até Agostinho no seu período inicial, mais detidamente na obra De beata vita
Os grandes filósofos da Antiguidade dedicavam-se à filosofia como caminho que conduz à felicidade. As ações humanas objetivam alcançar os fins, os bens. Tanto as ações humanas quanto os fins-bens particulares para os quais tendem, subordinam-se a um fim-último. Este fim-último é o bem-supremo que os homens sensatos concordam em chamar de felicidad
Publicado em: 2007