Africa Negra
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13. Estados Unidos e Brasil no Gantois: o poder e a origem transnacional dos estudos Afro-brasileiros
Entre 1941 e 1943 a cidade de Salvador, na Bahia, tornou-se o local de uma batalha entre dois diferentes entendimentos sobre a integração racial nos Estados Unidos e sobre o lugar da África nesse processo. Franklin Frazier, o mais conhecido sociólogo norte-americano negro da época, estava empenhado em uma discussão com o igualmente famoso antropólogo,
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2012-06
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14. Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639 / At school with orishas: the teaching of afro-brazilian religions inapplying the law 10.639
A Lei n° 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos escolares do país. A partir disso, as religiões afro-brasileiras começaram a ser abordadas em sala de aula, como parte de um conjunto de práticas e valores de origem africana importante no desenvolvimento da população negra no Brasi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/11/2011
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15. Cultura afroceaense: um estudo sobre africanidades, educaÃÃo e currÃculo numa escola pÃblica de Fortaleza / Afrocearense culture: a study on African education and curriculum in a public school of Fortaleza
Este trabalho consiste em uma pesquisa participante realizada em uma escola pÃblica municipal de Fortaleza. Possui carÃter empÃrico e tem como principal objetivo contribuir para a aplicaÃÃo da Lei Federal n. 10.639/03 atravÃs da realizaÃÃo de atividades interativas com os alunos do perÃodo da tarde das turmas de infantil ao 5Â ano. A proposta das o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2011
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16. Celebrações negras do ciclo natalino: teias da diáspora em áreas culturais do Brasil e Caribe
Este trabalho acompanha a emergência de festas de protagonismo negro, de ocorrência no ciclo natalino, em regiões do Brasil e do Caribe, durante os séculos XVIII e XIX. O objetivo é identificar seus dinâmicos processos de transformação, bem como estratégias de adaptação ao novo mundo a que africanos escravizados, burlando a repressão e a violênc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/06/2011
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17. USA & Brazil in gantois power and the transnational origin of Afro-Brazilian studies
Nos anos de 1941-43 a cidade de Salvador da Bahia se torna o terreno de uma batalha entre duas percepções diferentes do caminho rumo a emancipação e a integração do negro nos Estados Unidos e do lugar da África neste processo.Três pesquisadores norte-americanos são os protagonistas. Franklin Frazier, o sociólogo negro mais importante da época, se
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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18. "A carne mais barata do mercado é a carne negra: uma reflexão sobre o "design" das camisas da Puma na Copa do Mundo de Futebol/2010
A Puma, uma empresa de material esportivo, desde meados da primeira década do século XXI tem constantemente utilizado jogadores negros em suas campanhas publicitárias, parte de uma estratégia de busca de aproximação com o continente africano. À beira da falência no início dos anos 90, a empresa conseguiu se reposicionar no mercado unindo o esporte �
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Publicado em: 2011-06
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19. Conflitos armados contemporâneos na África negra e suas causas ambientais
Este trabalho tem como objetivo analisar os conflitos civis ocorridos na África Subsaariana após o término da Guerra Fria, em 1989. Através de uma interpretação empírica da conjuntura daqueles Estados e populações, esta monografia refuta a tese de que estes confrontos civis seriam “conflitos étnicos” fundados primordialmente nas diferenças e r
Publicado em: 2011
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20. Suingueiros do sul do Brasil : uma etnografia musical nos "becos, guetos, bibocas" e bares de dondocas de Porto Alegre
¿Suingueiros do Sul do Brasil¿ tem como objetivo investigar os músicos, as músicas e os principais espaços de performance do suingue em Porto Alegre. Os suingueiros referidos no título são principalmente nove músicos nascidos nas décadas de 1940 e 1950 no estado do Rio Grande do Sul e identificados com a produção musical da comunidade negra distri
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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21. Mídias: concessão e exclusão: um estudo da invisibilidade seletiva produzida pelos meios de comunicação de massa contra a população afro-brasileira e suas implicações nas relações raciais no Brasil contemporâneo / Media: grant and exclusion: a study on the concession of radio and television its influence in race relations in contemporary Brazil
Este trabalho propõe um estudo sobre as concessões de rádio e televisão no Brasil e a influência dessas concessões nas relações raciais no Brasil dos dias atuais. Propomos uma reflexão sobre a exclusão da população negra dos meios de comunicação de massa e os reflexos produzidos por sua invisibilidade seletiva nesses veículos. Associamos a exc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/05/2010
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22. "Raça", ressentimento e racismo: transformações na África do Sul
A partir de uma perspectiva qualitativa, este artigo analisa a forma como as pessoas "negras" na África do Sul esforçam-se por superar e ressignificar as marcas de uma história de repressão e de marginalização "raciais". Seguiremos a trajetória de Mpho, uma mulher "negra" com o objetivo de refletir como "raça" e gênero articulados envolvem situaçõ
Cadernos Pagu. Publicado em: 2010-12
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23. Onde fica o meu país?: O exílio e a migração na ficção pós-apartheid de Nadine Gordimer
Esta tese analisa dois dos mais recentes romances de Nadine Gordimer, Ninguém para me acompanhar (1994) e O engate (2001), que pertencem à categoria de literatura sul-africana pós-apartheid. Apesar de ambos fazerem parte da ficção sul-africana, a abordagem analítica empregada nesta tese expande seu alcance a fim de enxergá-los como literatura transnac
Publicado em: 2010
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24. Da densa floresta onde menino entrei homem saí. Rito Iromb na formação do indivíduo wongo / From the dense forest where I got in as a boy, I got out as a man. Iromb rite in the wongo individual formation
Nos contextos de pesquisa sobre patrimônio imaterial da humanidade e sobre instituições educacionais e formação do indivíduo, e desejoso de contribuir com subsídios para a implementação da Lei 10.639/03, defino como objetivo da presente investigação verificar e descrever peculiaridades educacionais do iromb, rito de iniciação e passagem da adole
Publicado em: 2010