Afinacao
Mostrando 1-12 de 28 artigos, teses e dissertações.
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1. Comparação de algoritmos de aprendizagem de máquina para construir um modelo preditivo para detecção de diabetes não diagnosticada - ELSA-Brasil: estudo de acurácia
RESUMO CONTEXTO E OBJETIVO: Diabetes tipo 2 é uma doença crônica associada a graves complicações de saúde, causando grande impacto na saúde global. O objetivo foi desenvolver e validar modelos preditivos para detectar diabetes não diagnosticada utilizando dados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e comparar o desempenho de dife
Sao Paulo Med. J.. Publicado em: 2017-06
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2. Revendo o temperamento igual da música
A música ocidental é predominantemente baseada no temperamento igual, com uma razão constante 21/12 das frequências de semitom. Embora esse temperamento tenha sido usado desde o século dezenove, e apesar de seu alto grau de simetria, vários músicos têm repetidamente manifestado o seu desconforto com a harmonicidade de certos intervalos. Recentemente,
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 05/04/2016
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3. Sinos: Física e música fundidas em bronze
Os sinos são instrumentos de percussão, da família dos idiófonos. São dispositivos de produção de som apenas aparentemente simples. O seu corpo é constituído de uma liga metálica chamada bronze, que é uma combinação de cobre e estanho em proporções que podem sofrer ligeiras variações. No interior do sino encontra-se o badalo - um pêndulo
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 2015-06
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4. O "cálculo" subjetivo dos cancionistas
Ao estabelecer a relação entre melodia e letra, o cancionista combina recursos naturais, procedentes da sua fala cotidiana (linguagem verbal com suas entoações), com recursos musicais de estabilização sonora (afinação das alturas, definição das durações rítmicas etc.) e ainda programa o andamento (mais rápido ou mais lento) das canções com su
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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5. Estudantes de música: limiares auditivos convencionais e em altas frequências
INTRODUÇÃO: Pesquisas comprovam que a perda auditiva em músicos pode gerar dificuldade no reconhecimento de timbres e na afinação dos instrumentos. OBJETIVO: Analisar os limiares auditivos de 250 Hz a 16.000 Hz de um grupo de estudantes de música e compará-los a um grupo de não músicos para determinar se a audiometria de altas frequências é
Braz. j. otorhinolaryngol.. Publicado em: 2014-07
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6. Tensão, calibre e frequência das cordas de instrumentos
As afinações abertas em instrumentos musicais envolvem alterações nas frequências de algumas cordas, com uma consequente modificação em suas tensões. De quanto se deve alterar o diâmetro de uma corda de um instrumento musical, de modo que, ao ser afinada acima ou abaixo da frequência prevista originalmente, sua tensão permaneça o mais próxima po
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 2014-03
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7. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer
O artigo discute a reforma educacional realizada durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) tomando como ponto de reflexão principal as mudanças curriculares e a criação das disciplinas escolares de Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB), que conferem nova configuração ao ensino das
Educ. rev.. Publicado em: 2014-03
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8. Canção de ninar brasileira: aproximações / Brazilian lullaby: approaches
A definição mais imediata para canção de ninar, uma das várias denominações brasileiras para este gênero poético-musical, é estabelecida por sua finalidade: canção feita para adormecer criança pequena; uma definição funcional,portanto. A análise do conteúdo poético e da forma destas canções permite identificar os elementos imprescindívei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
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9. Efeitos do treinamento e da prática vocal profissional sobre o canto e a fala / Effects of training and professional vocal practice over singing and speech
Neste estudo observam-se os efeitos decorrentes do treinamento e da prática vocal profissional, tendo por base três hipóteses que evidenciem semelhanças e diferenças entre fala e canto: 1) a fala é diferente entre grupos, 2) o canto é semelhante entre grupos, 3) fala e canto possuem semelhanças e diferenças influenciadas por formação musical e tre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/01/2012
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10. Afinação de instrumentos musicais e entropia
Nossa audição percebe que um som está "no tom" quando os espectros harmônicos a ele correspondentes são correlacionados, ou seja o padrão de excitação neuronal de nosso ouvido interno apresenta uma certa ordem. Baseado nesta observação, propomos que instrumentos musicais, tais como pianos, possam ser afinados pela minimização da entropia de Shann
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 2012-06
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11. Triagem da Afinação Vocal: comparação do desempenho de musicistas e não musicistas
OBJETIVOS: Elaborar um procedimento simples e de rápida aplicação contendo tarefas de imitação vocal de sons musicais de diferentes tons e de ordenação temporal de três tons; verificar sua aplicabilidade, comparando o desempenho de musicistas e não musicistas. MÉTODOS: Participaram 32 indivíduos adultos, de ambos os gêneros, sem queixas vocais, a
J. Soc. Bras. Fonoaudiol.. Publicado em: 2012
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12. Amor e liberdade em Heidegger
Nosso objetivo é mostrar, a partir das obras Ser e Tempo e Seminários de Zollikon, a constituição ontológica do amor como a afinação (Stimmung) fundamental para a convivência da presença (Dasein). Nossa hipótese sustenta-se no pressuposto que a copertença do amor (abertura fundamental para o outro) e da liberdade (deixar-ser o outro) consiste em u
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2011-06