Adorno Theodor W Critica E Interpretacao
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1. ELEMENTOS DA TEORIA CRÍTICA DA DISSONÂNCIA DE THEODOR W. ADORNO
RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para d
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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2. O ético e o estético em Adorno
Ética, estética e educação são os conceitos básicos presentes nesta investigação, a qual tem como paradigma orientador, a Teoria Crítica de Theodor Adorno. A partir das bases que permitem conceber o sujeito pós-metafísico em Adorno, sob que condições é possível defender o alargamento da experiência como meio de constituição da subjetividade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/01/2012
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3. Racionalidade dialética entre mito e esclarecimento :uma leitura da Dialética do esclarecimento, de T. W. Adorno e M. Horkheimer
Este estudo investiga a crítica realizada por Theodor Adorno e Max Horkheimer ao conceito de racionalidade moderna, na Dialética do Esclarecimento, que tem seu ápice nas promessas essencialmente iluministas. Ao abordarem de maneira sucinta e ímpar a origem do logos ocidental, perceberam que a genealogia do conhecimento, o seu núcleo central, está na ne
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/12/2011
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4. A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno
A filosofia de Adorno traça seu caminho fora da tradição desde o seu ponto de partida, desde a relação entre pensamento e realidade que esboça. Como consequência, diferencia-se dessa tradição por sua maneira de considerar a constituição da realidade, pelos novos procedimentos cognitivos adotados, pelo trabalho linguístico necessário à expressã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/11/2011
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5. A filosofia como exercício : Walter Benjamin e Theodor W. Adorno
Nossa tese pretende fazer uma defesa da concepção de filosofia como exercício a partir das obras de Walter Benjamin e Theodor W. Adorno. Para os referidos autores, esta concepção nasce desde uma profunda análise da lógica interna da exposição filosófica, sendo que os problemas filosóficos passam a ser vistos, em grande parte, como problemas da lin
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2011
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6. O romance de Chico Buarque : uma leitura de Estorvo, Benjamim e Budapeste
O presente estudo se propõe a fazer uma leitura de três romances de Chico Buarque, Estorvo, Benjamim e Budapeste. Para tanto, foram selecionadas três categorias para análise – o narrador, o personagem e a sociedade –, que foram estudadas a partir da análise das narrativas e, paralelamente, de alguns textos teóricos. O objetivo principal é investig
Publicado em: 2011
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7. A desmitologização da educação a partir de Theodor W. Adorno
Este estudo tem como ponto básico problematizar a racionalidade formativa da educação. Isso não significa submeter arbitrariamente a educação a uma determinada orientação epistemológica e, muito menos, fazer unicamente uma destituição de sentidos da sua racionalidade. Seria, isto sim, ponderar a capacidade de abertura da própria racionalidade edu
Publicado em: 2010
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8. Filosofia, música e sociedade: a noção de progresso em Theodor W. Adorno
O estudo aqui proposto visa compreender a noção de progresso em Theodor W. Adorno a partir do enfoque dado pelo próprio autor em seus dois textos principais: a Dialética do Esclarecimento e a Filosofia da Nova Música. A visão tradicional de progresso diz respeito às crescentes conquistas adquiridas pela humanidade no âmbito da técnica. O sensocomum
Publicado em: 2009
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9. O discurso narrativo de Os ratos: a voz da crítica e a linguagem cinematográfica
Esta dissertação propõe-se a analisar o romance Os Ratos, de Dyonelio Machado. Tem como objetivos evidenciar, na perspectiva assumida pela voz do narrador, aspectos realistas no discurso moderno de Dyonelio Machado, assim como refletir, sobre o emprego da linguagem cinematográfica. Para atingir tais objetivos, selecionou-se o seguinte problema: Como o di
Publicado em: 2009
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10. Filosofia à sombra de Auschwitz : elementos de uma hermenêutica da (des)esperança no pensamento de Theodor W. Adorno
Um estudo sobre o pensamento de Theodor W. Adorno, que destaca as suas características como filosofia. Trata-se de uma filosofia consciente de seu exercício debaixo de uma sombra catastrófica que tudo cobre, inclusive ela própria; e que gira em torno de um núcleo vazio, nomeável só pela negação dos nomes: Auschwitz. Nestas condições, a filosofia v
Publicado em: 2008
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11. Esclarecimento e dialética negativa : sobre o além-do-conceito em Theodor Adorno
O colapso do sistema hegeliano, última realização grandiosa da razão movida pela vontade de sistema, recoloca para o século XX a questão não resolvida na história do pensamento, qual seja, o outro, que a filosofia pretendeu eliminar, retorna e exige que de alguma forma nos ocupemos dele. Esse outro, não-idêntico, apontará para o que Adorno denomin
Publicado em: 2007
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12. Filosofia e arte em Theodor W. Adorno: a categoria de constelação
Esta tese demonstra que a categoria de constelação é a chave do que Adorno denomina modelos de pensamento e, como tal, garante a fidelidade à sua utopia do conhecimento. Com isso, enfrenta-se de modo fecundo dois problemas legados à tradição de interpretação: o que diz respeito à sua atualidade e o que procura o nexo entre arte e filosofia. Conclui
Publicado em: 2006