Acustica Virtual
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1. Reconstrução acústica das salas de cinema projetadas pelo arquiteto Rino Levi / Acoustic Reconstruction of the movie theatres designed by the architect Rino Levi
A historical virtual acoustical reconstruction was developed in five movie theaters designed by the architect Rino Levi from 1936 to 1941, in the cities of São Paulo and Recife, by means of computer simulations. Such approach was chosen because these movie theatres have been demised or are now used with different purposes. Rino Levi is recognized as one of
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2011
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2. Uma Metodologia para a Avaliação Virtual da Dose de Exposição ao Ruído no Ambiente de Trabalho / A Methodology for Virtual Evaluating Noise Dose Exposure in the Workplace
A permanência de pessoas em ambientes com níveis de ruído elevados pode causar comprometimentos orgânicos diversos, como hipertensão arterial, estresse, aumento da tensão muscular, incapacidade de concentração além de distúrbios auditivos temporários e permanentes. A perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional (PAIRO) é a única patologia cau
Publicado em: 2011
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3. Influência do espalhamento acústico na percepção auditiva de espaços : métodos e desenvolvimentos / Acoustic scattering coefficient influence in the spaces auditive perception : methods and developments
A ambientação acústica de salas é um tópico muito importante nos espaços contemporâneos, principalmente quando considerada a tendência de utilização para várias finalidades. A adaptação do ambiente de acordo com o uso em questão é realizada a partir da alteração do direcionamento da energia sonora dentro deste ambiente. Esta redistribuição
Publicado em: 2011
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4. Simulação de um arranjo esférico de alto-falantes usando um modelo de membrana flexível / Simulation of a spherical loudspeaker array using a flexible membrane model
Duas abordagens para a simulação do campo sonoro produzido por um arranjo esférico de alto-falantes são apresentadas e comparadas a resultados experimentais. Na primeira, modos estruturais obtidos da analise modal experimental da membrana são usados em simulações vibroacusticas por elementos de contorno no software LMS Virtual.Lab®. Na segunda, adota
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2010
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5. Aperfeiçoamentos no código computacional RAIOS incluindo aurilização / RAIOS computer code improvements including auralization
In this work, the most important improvements implemented in the computer code of numeric simulation of room acoustics, called RAIOS, are presented. These improvements are divided in four groups: Data importation process from DXF les; implementation of new acoustic quality parameters and steady state sound pressure level calculation; modications in order to
Publicado em: 2010
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6. Modelagem Computacional da Propagação Acústica Proveniente de Fontes Multifrequênciais Usando Guias Digitais de Ondas / Computational Modeling of Wave Propagation from Multifrequêncial Source Using Mesh Digital Waveguide
The goal of this research is the creation of virtual acoustic environments, in this context, was constructed a computational tool, aiming to the acoustic modeling of reverberation environment. In this way, it was necessary to elaborate a numerical system able to simulate the wave sound propagation and, mainly its interactions with the surfaces encountered in
Publicado em: 2009
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7. Aplicação à música de um sistema de espacialização sonora baseado em Ambisonics. / A musical application of a sound spatialization system based on Ambisonics.
O trabalho envolve a pesquisa de técnicas para espacialização sonora musical e o desenvolvimento de um sistema de espacialização sonora sobre uma arquitetura de áudio multicanal aberta (AUDIENCE) para a auralização imersiva. Utilizando-se a técnica Ambisonics, o sistema construído permite a recriação de um campo sonoro tridimensional. O sistema r
Publicado em: 2007
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8. Editor MIDI para violão com articulação humanizada nota a nota e qualidade acústica em linguagem funcional pura
This work presents as main goal to implement a computational application that allows the user create MIDI musical sequences for guitar. The difference of the musical sequences generated by the software resides in the fact that each musical note of the MIDI sequence can be modified for the inclusion of humanized articulation, individualized and with timbral q
Publicado em: 2007
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9. Controle ativo de ruído para transformadores de potência em campo. / Active noise control of power transformers in field.
É cada vez maior a preocupação com a poluição sonora gerada pelos transformadores de potência de subestações elétricas. Atualmente, o controle desse tipo de ruído é feito utilizando-se métodos passivos, que são caros e dificultam a manutenção dos transformadores. Uma alternativa para os métodos passivos é o controle ativo de ruído (ANC). Ap
Publicado em: 2007
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10. Studies about personalization of the head-related transfer function in binaural virtual auditory displays. / Estudos sobre personalização da função de transferência relativa à cabeça em sistemas biaurais de reprodução acústica virtual.
This work presents several proposals associated with the optimal use of head-related transfer functions (HRTF) in virtual auditory spaces presented via headphones. These proposals lead to personalization of the HRTF to particular individuals, using a combination of the structural and morphological modeling techniques. In the context of structural modeling, t
Publicado em: 2006
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11. Auralização : tecnicas de modelagem e simulação binaural de ambientes acusticos virtuais
Auralization is a term used to signify the techniques that render audible a sound field through the mathematical or physical modeling of the sound source, the acoustic space and the listener. The present work aims to analyse fully computed process of modeling to the constitution of virtual acoustics environments that can be implemented and interactively simu
Publicado em: 2005
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12. PROPAGAÇÃO DE SOM EM AMBIENTES ACÚSTICOS VIRTUAIS BIDIMENSIONAIS / PROPAGATION OF SOUND IN TWO-DIMENSIONAL VIRTUAL ACOUSTIC ENVIRONMENTS.
Durante muito tempo, a simulação computacional de fenômenos acústicos tem sido utilizada principalmente no projeto e estudo da acústica de ambientes. Recentemente, no entanto, podemos ver um maior interesse na utilização dessas simulações como forma de aumentar a sensação de imersão em ambientes virtuais. De forma geral, podemos dizer que um ambi
Publicado em: 2003