Aby Warburg
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
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1. Micro-história e história global: decifrando os procedimentos literários e filológicos na contribuição de Carlo Ginzburg para o debate historiográfico
RESUMO O objetivo deste ensaio é discutir as contribuições oferecidas por Carlo Ginzburg a um debate historiográfico internacional que perdura desde o início do século XXI: a micro-história italiana ainda é relevante em um contexto dominado pela história global? Entretanto, é preciso ressaltar que analisaremos tal contribuição de Ginzburg a parti
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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2. Lições de anatomia: do corpo eterno à eternidade do corpo
As duas pinturas de Rembrandt van Rijn (1606-1669) nas quais o artista holandês retrata lições de anatomia em 1632 e 1656 revelam limitações que a leitura de uma obra de arte pode impor ao olhar contemporâneo se nos ativermos apenas ao universo de nossa subjetividade, ignorando o panorama histórico no qual tais representações foram criadas. A partir
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
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3. Leis, Serpentes e Baratas: análise reconstrutiva da sobrevivência das formas de fundamentos do Direito Moderno e seus efeitos na realidade brasileira
Resumo O texto elabora uma relação entre reconstrução normativa, retomada do pensamento de Hegel, e sobrevivência das formas (Nachleben), elaborada por Aby Warburg, para mostrar como os fundamentos do direito continuam sujeitos às formas de pensamento de fundamentos jusnaturalistas e positivistas. Percorre a análise de uma perspectiva de aproximação
Sequência (Florianópolis). Publicado em: 03/06/2019
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4. O mutoscópio de Santos Dumont e a poética do found footage
RESUMO O artigo tem como base o estudo de um raro e extraordinário artefato cinematográfico de Santos Dumont, pertencente à coleção do Museu Paulista da Universidade de São Paulo: um carretel de mutoscópio produzido em 1901. A partir de um inventário analítico sobre a descoberta, a identificação e a restauração do objeto, são abordados o gêner
An. mus. paul.. Publicado em: 25/06/2018
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5. Vênus Desnuda: a nudez entre o pudor e o horror
Resumo: O texto faz análise da construção corpórea renascentista abordada, sobretudo, nas obras de dois historiadores da arte: Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Apresentam-se, como imagens mote, as pinturas de Sandro Botticelli. O estudo parte do impenetrável corpo branco de O Nascimento de Vênus e problematiza o horror da imagem, aparentemente, ape
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-06
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6. Ato, atalho e vento: as fórmulas de páthos na história do cinema
Resumo O artigo tematiza o conceito de pathosformel, de Aby Warburg, na leitura do filme “Ato, atalho e vento” (2014), de Marcelo Masagão. Assim como no conhecido “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (1999), Masagão realiza, nessa nova proposta, uma colagem com 143 filmes. Uma característica marcante na montagem de “Ato, atalho e vento”
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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7. Vivendo sob os murmúrios de Atlas
Resumo Em La Ascensíon de Atlas, Fabian Ludueña discute a obra de Aby Warburg, pensando-a como uma demonologia da contemporaneidade midiática. Além disso, pensa seu atlas imagético, a Mnemosyne, como, em termos lacanianos, o sinthome de Warburg, após os anos que passara na clínica psiquiátrica de Ludwig Biswanger. Continuando seu trabalho de pesquisa
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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8. Parangolé-Botticelli: pensamento da montagem e razão prática da história da arte. Forma transicional e geometria do carnaval.
Resumo O autor estende a noção de objeto teórico de Louis Marin a fim de promover a interposição de elementos anacrônicos entre si, a saber, a obra de Sandro Botticelli e os Parangolés criados por Hélio Oiticica. Tal associação permite ao autor traçar certas similitudes, hipótese que denomina Parangolé-Botticelli e que pretende, antes de tudo, t
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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9. De influências e sobrevivências: a transposição de uma memória de imagens por entre movimentos artísticos-culturais
Resumo A coletânea de ensaios de Aby Warburg colabora para concretizar sua vontade de construir uma biblioteca de referências capaz de demonstrar como imagens sobrevivem e ajudam a transportar memórias ao longo da história. Partindo sempre das imagens e das referências da Antiguidade pagã, o autor verifica a força de sua influência sobre a produção
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-06
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10. PRINCESA BRAMBILLA - IMAGENS/TEXTO
Resumo Ler o texto literário ilustrado é pensar simultaneamente imagens e palavras. Essa articulação entre o texto escrito e as ilustrações gera potencialidades, se amplia e se torna complexa. Coincide com discussões pertinentes sobre “o contemporâneo” de Giorgio Agamben, que ao somar àquilo que adere ao seu tempo o deslocamento e o distanciamen
Cad. Trad.. Publicado em: 2016-04
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11. Mimetismo e metamorfose
Este texto aborda a dança na série "Os gatos de Roma / Notas para a reconstrução de um mundo perdido" (1957/1958) de Flávio de Carvalho (1899-1973) à luz da filosofia nietzschiana e das considerações de Roger Caillois (1913-1978) sobre o mimetismo em O mito e o homem (1938). Em Caillois e em Carvalho, o mimetismo propõe uma alternativa à mimese ao
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
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12. A vida póstuma de Aby Warburg: por que seu pensamento seduz os pesquisadores contemporâneos da imagem?
A fama de Aby Warburg (1866-1929) sempre superou o conhecimento de sua obra. Mas, nas últimas duas décadas, alguns dos mais importantes pensadores da estética - como Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben - encontram neste obscuro historiador da arte alemão um precursor de suas próprias investigações. Partindo do debate sobre o legado de Warburg nas
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2014-08