Musica Pop
Mostrando 1-12 de 40 artigos, teses e dissertações.
-
1. Políticas de solidariedade em acampamentos de fãs em shows de música pop
Resumo Debate-se como os acampamentos de fãs em espetáculos de música pop internacionais que passam pelo Brasil são emblemáticos para se perceber a colonialidade (QUIJANO, 2010) e a reiteração performática de gestos em torno do fascínio pelo estrangeiro na cultura juvenil brasileira. Postula-se, a partir do debate sobre as Teorias da Performance e d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
-
2. A música pop em David Lynch: canções de época em longas-metragens do diretor
Resumo Canções pop e de gêneros adjacentes dos anos 1950 e 1960 são um recurso que o diretor americano David Lynch passou a usar em seus filmes a partir de “Veludo azul” (Blue velvet, 1986) e chegou, de forma esporádica, à temporada de 2017 da série televisiva “Twin Peaks”. O objetivo deste artigo é avaliar se e o quanto tal prática reiterou
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-05
-
3. Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura
Resumo O artigo analisa peças musicais de DJs experimentais a partir de duas categorias relacionadas à semiótica da cultura: semiosfera e suas fronteias; e memória da cultura, desenvolvidas pelo semioticista russo I. Lotman. São discutidas as características da música eletrônica de pista, seus subgêneros e as diferenças colocadas em experimentaçõ
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
4. Surfando com James Joyce e Dorothy Lamour... Paisagens sonoras, imaginário polinésio e o processo composicional de Gilberto Mendes
Resumo Na obra de Gilberto Mendes (1922-2016) verifica-se uma prática incessante de interfaces com as linguagens do cinema, da literatura, do teatro, da publicidade, dentre outros. A Polinésia em sua representação hollywoodiana da década de 1930 é tema frequente. Este cenário é construído, com base em elementos presentes no código musical, provenie
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
-
5. Acionamentos geopolíticos num show de música pop em Cuba
Resumo Diante de um contexto histórico de tensionamento político e econômico entre Cuba e Estados Unidos, toma-se um espetáculo de música pop ocorrido em março de 2016 na Tribuna Anti-imperialista em Havana e protagonizado pelo grupo de música eletrônica Major Lazer como uma performance em torno da memória cultural nas Américas, conforme postula Di
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
6. Além da música: repensando Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
A discussão crítica sobre o Sgt. Pepper's Lonely Hearts ClubBand tem sido consistentemente consolidada em relação à importância do álbum, especialmente em relação às inovações musicais e maneiras com que mudou a cultura do rock. Quando se menciona a capa do álbum, esta é analisada em termos de sua relação simbólica com o conteúdo das inova�
Per musi. Publicado em: 2014-12
-
7. Músicos de pop-rock: queixas auditivas e não auditivas decorrentes da exposição à música eletronicamente amplificada / Pop-rock musicians: auditory and non-auditory effects due to electronically amplified music exposure
Introdução: Os músicos representam uma categoria profissional sob risco de problemas auditivos e queixas de saúde, em decorrência da exposição à música eletronicamente amplificada. Objetivo: Medir os níveis sonoros e identificar queixas auditivas e não auditivas em músicos de bandas de pop-rock. Método: Foram avaliados 34 músicos de pop-rock, d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2012
-
8. O processo de celebrificação na internet : o caso de Stefhany do CrossFox
Este trabalho tem por objetivo compreender como ocorre o processo de celebrificação ¿ isto é, a transformação de uma pessoa em celebridade ¿ na internet. Para investigar este fenômeno, optou-se pelo estudo do caso da cantora de forró Stefhany do CrossFox, cujo clipe amador da música ¿Eu Sou Stefhany¿, disponibilizado no YouTube, foi reproduzido e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
9. A recepção de letras de música pop anglo-americana em sala de aula e sua colaboração para o ensino da língua inglesa
No cotidiano de docência de Língua Inglesa, observamos o desinteresse dos alunos do ensino médio, apesar de notar grande disposição dos jovens pela audição de músicas em inglês. Dessa forma, pareceu-nos pertinente estudar uma metodologia que envolvesse o gosto musical dos alunos. Inspirados no Método Recepcional desenvolvido por Bordini &Aguiar (19
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
-
10. As Formas Fonográficas e a Construção do Cotidiano na Obra de Raul Seixas
La presente disertación tiene el objetivo de analizar como la obra de Raul Seixas se presenta en la forma fonográfica y simbólica. Para tanto, se hace necesario identificar que después del pasaje del dispositivo mediático (disco vinilo) para el CD, las canciones de Raul Seixas permanecen vinculadas a una nueva tecnología y vivas en el cotidiano urbano.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/06/2011
-
11. A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop / Technolgy as a means of expression for the guitarrist active in the pop music market
A guitarra elétrica é um instrumento musical que nasceu das tentativas de se aumentar a projeção sonora de instrumentos como o violão, a guitarra havaiana e a guitarra acústica archtop. As primeiras guitarras elétricas foram guitarras havaianas e archtops às quais foram instalados captadores magnéticos que enviam informações sonoras para um aparel
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
-
12. A arte de viver da música : um estudo de caso com músicos atuantes no cenário rock/pop gaúcho
Essa pesquisa teve como objetivo problematizar a experiência de “viver da música”, no sentido de refletir sobre a música como um ramo profissional e não como um hobby. Através de entrevistas realizadas entre novembro de 2010 e janeiro de 2011 com seis músicos e/ou produtores musicais em franca atividade no cenário rock/pop portoalegrense, procurei
Publicado em: 2011