Saúde e ambiente: (in) visibilidades e (des) continuidade na formação profissional em enfermagem

Autor Principal: Peres, Roger RodriguesCamponogara, SilviamarCosta, Valdecir Zavarese daTerra, Marlene GomesNietsche, Elisabeta Albertina
Tipo:
Idioma: enpt
Publicado em: Esc. Anna NeryEscola Anna Nery
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lang=pt&pid=S1414-81452016000100025
Saved in:
Resumo Objetivo: Conhecer a percepção de enfermeiros docentes sobre a relação saúde e ambiente e como se dá a abordagem da temática na formação profissional em enfermagem.

Métodos: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com dezessete enfermeiros docentes de cinco cursos de graduação em enfermagem.

Dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados por análise de conteúdo.

Resultados: A interface saúde e ambiente é percebida a partir de duas perspectivas: causa-efeito, entendendo ambiente como causador de doenças, e coletiva-ética-complexa, integrando relações sociais e o comportamento humano com o meio.

Quanto à abordagem na formação profissional, verificou-se que embora haja, ainda é superficial, demonstrando-se como lacuna.

Considerações finais: Evidenciou-se a fragilidade da abordagem do tema na formação, assim como a descontinuidade naqueles espaços onde o mesmo é presente, carecendo de base teórica que contemple a complexidade envolvida.

Documentos Relacionados