Faça uma monografia perfeita!

Faça parte da nossa lista exclusiva de acadêmicos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para seu TCC.

Período de centrifugação adequado para levantamento da curva de retenção da água em solos do bioma cerrado.

Autor Principal: SILVA, E. M. da
Outros Autores: AZEVEDO, J. A. de.
Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento
Idioma: Português
Publicado em: Planaltina 2011
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/111159
Saved in:
O período de centrifugação, necessário ao equilíbrio da água no solo, é fator preponderante da precisão da curva de retenção de água.

O estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o período de centrifugação na curva de retenção de água, em cinco tipos de solos, representativos do Bioma Cerrado.

As curvas de retenção foram modeladas, por regressão não-linear, e a soma dos erros residuais do ajuste resultante foi utilizada para a avaliação das diferenças estatísticas entre elas, pelo teste de razão de verossimilhança.

As curvas de retenção ajustadas para cada tipo de solo foram agrupadas em famílias de curvas para facilitar a visualização das diferenças observadas.

Os resultados mostraram, claramente, que o período de centrifugação afetou mais a umidade residual, promovendo uma nítida rotação nas curvas, em torno do ponto de saturação.

Esse efeito estabeleceu um padrão de erro na água disponível, sistematicamente decrescente, com o aumento do período de centrifugação.

Utilizando-se da técnica da regressão inversa foi possível estabelecer o período de centrifugação necessário para cada tipo de solo correspondente ao nível de significância de 5% e no intervalo de confiança de 90%.

Com o estudo, concluiu-se que o período de centrifugação inferior ao equilíbrio altera a curva de retenção determinada por esse procedimento, afetando, principalmente, os valores de umidade nas tensões mais elevadas.

Para os solos estudados, o período de centrifugação necessário à extração da água, em cada rotação aplicada, pelo método tradicional da centrífuga, deve ser superior a 80 minutos.