Os índios nos livros didáticos de história do Brasil no ensino fundamental: uma leitura crítica e propositiva de abordagens interdisciplinares da antropologia com a história

Autor Principal: José Dalvo Santiago da Cruz
Tipo: Teses/dissertações
Idioma: Português
Publicado em: 2009
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10037
Saved in:
O objetivo desta pesquisa foi analisar os índios nos livros didáticos de História do Brasil no ensino fundamental pela perspectiva antropológica.

É justificada pela pertinência que a questão indígena tem na história e na constituição sociocultural brasileira tanto no pretérito como na contemporaneidade.

Teve como hipótese a possibilidade da antropologia subsidiar o ensino de História do Brasil em temas relacionados aos índios.

Como sustentação teórica, foram utilizadas as categorias Estrutura da Conjuntura e Evento a fim de demonstrar as dinâmicas socioculturais indígenas nos contatos com a sociedade não-indígena brasileira tomando conceitos como aculturação e fricções inter-étnicas.

O Relativismo Cultural foi utilizado para demonstrar a diversidade sociocultural indígena em contraponto ao Evolucionismo Social presente nos enunciados dos livros analisados.

Foram analisados 15 títulos publicados no período de 1996-2007 disponíveis em uma biblioteca de um colégio público, em uma de um particular e em uma biblioteca pública freqüentada por alunos do ensino fundamental e médio, todas em Manaus Amazonas por ser a cidade onde moro.

Como resultado das análises destaco que: os autores tratam os índios como sujeitos passivos na História do Brasil como entes difusos em um pretérito anêmico, não discutem a questão indígena como ela é praticada na contemporaneidade com ênfases culturais, sociais e políticas na conjuntura brasileira, apresentam dados descorrelacionados dos apresentados em pesquisas acadêmicas revelando descompassos entre os conhecimentos antropológicos produzidos sobre os índios e a ausência de transposições desses conhecimentos para o conhecimento escolar