Faça uma monografia perfeita!

Faça parte da nossa lista exclusiva de acadêmicos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para seu TCC.

Informação pré-operatória ao paciente: podemos melhorar a satisfação e reduzir a ansiedade?

Autor Principal: Ortiz, JaimeWang, SuweiElayda, MacArthur A.Tolpin, Daniel A.
Tipo:
Idioma: enespt
Publicado em: Rev. Bras. Anestesiol.Revista Brasileira de Anestesiologia
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lang=pt&pid=S0034-70942015000100007
Saved in:
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A falta de conhecimento dos pacientes em relação à anestesia e ao papel do anestesiologista em sua assistência pode contribuir para a ansiedade.

O objetivo deste estudo foi desenvolver materiais explicativos para o paciente sobre a anestesia que poderiam ajudar a melhorar a satisfação do paciente em relação ao seu conhecimento do processo perioperatório e a diminuir a ansiedade em hospital comunitário com uma grande população de língua espanhola.

MÉTODOS: Durante quatro semanas, uma pesquisa (Pesquisa A) em inglês e espanhol foi feita no período pré-operatório com todos os pacientes adultos que seriam submetidos à anestesia.

Os dados foram analisados e, posteriormente, um folheto explicativo foi desenvolvido em inglês e espanhol para esclarecer as principais preocupações dos pacientes.

Uma segunda pesquisa (Pesquisa B) foi feita após a colocação do folheto explicativo em uso na clínica.

A pesquisa investigou as informações demográficas básicas e incluiu perguntas sobre a satisfação relacionada à compreensão da anestesia, bem como as preocupações com a cirurgia e a dor.

RESULTADOS: Nos pacientes que receberam o folheto houve melhoria estatisticamente significativa em relação às perguntas sobre a satisfação com a compreensão do tipo de anestesia, as opções para o controle da dor, o que os pacientes deveriam fazer no dia da cirurgia, bem como a quantidade de informações prestadas sobre o plano anestésico.

Não houve diferença na ansiedade relacionada à cirurgia entre os pacientes que receberam e os que não receberam o folheto educativo.

CONCLUSÕES: Os folhetos explicativos melhoraram a satisfação do paciente em relação ao conhecimento do processo perioperatório, mas não reduziram a ansiedade relacionada à cirurgia.