Identificação e mapeamento de pastagens degradadas nos municípios de Corguinho e Rio Negro, MS, utilizando fusão de imagens CBERS-2B (CCD e HRC).

Autor Principal: ABDON, M. de M.
Outros Autores: OLIVEIRA, M. S., LUCIANO, A. C. dos S., SILVA, J. dos S. V. da.
Tipo: Artigo em anais de congresso
Idioma: Português
Publicado em: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL 2011
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/630892
Saved in:
A degradação das pastagens pode ser definida como um processo evolutivo de perda de vigor, produtividade e capacidade de recuperação natural constituindo atualmente um dos maiores problemas para a pecuária brasileira.

Estudos recentes apontam resultados promissores para identificar e mapear diferentes níveis de degradação em pastagens através de imagens de satélites, além de permitir o monitoramento do processo de degradação no âmbito local ou regional.

O objetivo do presente estudo consiste em avaliar o uso de imagens fusionadas dos sensores CCD e HRC do satélite CBERS-2B, para identificação e caracterização de áreas com pastagens degradadas nos municípios de Corguinho e Rio Negro no Estado de Mato Grosso do Sul.

Imagens CCD das bandas 2, 3 e 4 e HRC foram processados no aplicativo SPRING e por meio da classificação MAXVER , da segmentação e da classificação Bhattacharya foi elaborado um mapa na escala de 1:50.000 das áreas de pastagens degradadas.