Estudo da riqueza de Hymenoptera (Braconidae: Ichneumonoidea) em áreas de vegetação natural da APA de Descalvado, SP: subsídio para confecção de material paradidático.

Autor Principal: Kátia Resende Netto Cirelli
Tipo: Teses/dissertações
Idioma: Português
Publicado em: 2002
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15
Saved in:
Um levantamento da fauna de Braconidae de remanescentes naturais do nordeste do Estado de São Paulo, foi feito utilizando armadilhas Malaise em cinco locais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Descalvado, SP, Brasil.

Foram capturados 2262 espécimens distribuídos em 22 subfamílias e 94 gêneros, durante 16 meses, de maio de 1999 a agosto de 2000.

Dados biológicos e padrões comportamentais de utilização de hospedeiros pela fauna estudada foram obtidos da literatura, principalmente dos Braconidae que têm tido sucesso no controle de insetos-praga na agricultura.

Análises estatísticas indicaram que a fase assintótica da riqueza atual dos gêneros foi atingida utilizando este método de amostragem.

Este é o mais completo levantamento sobre a fauna de Braconidae já realizado nos remanescentes naturais de Descalvado, SP.

Padrões de distribuição e riqueza de gêneros de Braconidae foram discutidos.

Dendrograma de similaridade foi utilizado tomando como atributo o número de gêneros de Braconidae.

A fenologia de vôo das 22 subfamílias de Braconidae foi estudada, o pico dos coinobiontes capturados foi em agosto de 1999, um mês antes dos idiobiontes e, em junho de 2000 os dois picos foram simultâneos.

Os picos fenológicos do coinobionte dominante (Microgastrinae) foi similar aos de todos os coinobiontes, e o pico do idiobionte dominante (Doryctinae) foi também similar aos de todos os idiobiontes.

Fevereiro de 2000 foi o mês de maior riqueza de subfamílias (N=18), período de maior captura das subfamílias que potencialmente atacam Lepidoptera.

As fêmeas foram numericamente superiores aos machos, sendo esta relação mais acentuada nos coinobiontes e seus picos foram similares aos dos coinobiontes e idiobiontes dominantes.

Oito novas espécies do gênero Pseudognaptodon Fischer, 1965 (Hymenoptera: Braconidae: Gnamptodontinae) capturados neste estudo foram descritas e ilustradas.

Todas estas informações foram subsídio para a confecção de material paradidático (CD-ROM), o qual será distribuído em todas as escolas de Descalvado, SP, após treinamento dos professores.