ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL UTILIZADAS PELA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA SERRA CATARINENSE: ESTUDO DE CASO

Autor Principal: Carlos Eduardo de Liz
Tipo: Teses/dissertações
Idioma: Português
Publicado em: 2004
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=83
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=84
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=36
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=85
Saved in:
Esta dissertação discute a implantação da Agência de Desenvolvimento da Serra Catarinense, tratando o desenvolvimento regional como tema central, especificamente estuda as estratégias preponderantes que foram ou estão sendo utilizadas pela Agência de Desenvolvimento, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

A Agência de Desenvolvimento da Serra Catarinense é uma organização sem fins lucrativos que começa a ter visibilidade no contexto estadual, representando um novo modelo de desenvolvimento regional.

Para tanto é realizada uma revisão teórica sobre concepções de desenvolvimento, desenvolvimento sustentável e estratégias, relacionando-as com o estudo empírico, que teve como base de estudos a Agência de Desenvolvimento da Serra Catarinense, seu processo de implantação e os projetos estratégicos desenvolvidos.

Na revisão teórica descreve-se ainda experiências Chilena, Italiana e Portuguesa de desenvolvimento regional sustentado no modelo de Agências de Desenvolvimento, correlacionam estes modelos com a experiência da AGESERRA Agência de Desenvolvimento da Serra Catarinense.

A pesquisa teve um caráter qualitativo e quantitativo, composta por uma parte descritiva, que fundamentada na pesquisa documental, e uma parte exploratória, o qual se valeu de entrevistas e questionários.

Como resultado da pesquisa caracterizou-se este modelo de desenvolvimento regional sustentável, modelo iniciado através do planejamento estratégico regional que teve como resultante a necessidade da criação de um organismo do terceiro setor o qual serve como instrumento tático na execução de projetos estratégicos definidos por um fórum de organizações interessadas no desenvolvimento da Serra Catarinense.

Conclui-se que as principais estratégias utilizadas pela Agência de Desenvolvimento da Serra Catarinense são: a nível macro-estratégico uma relação de cooperatividade entre os atores de desenvolvimento regional relatados nesta pesquisa, a nível específico o cumprimento das ações definidas de forma participativa pelo fórum das organizações estratégicas para o desenvolvimento regional.