Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem

Autor Principal: Maria Aparecida de Oliveira, FreitasIsabel Cristina Kowal Olm, CunhaSylvia Helena Souza da Silva, BatistaRosana Aparecida Salvador, Rossit
Tipo:
Idioma: enpt
Publicado em: Interface (Botucatu)Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lang=pt&pid=S1414-32832016005003105
Saved in:
Trata-se da percepção de egressos acerca do trabalho docente na especialização em Enfermagem, e é parte de pesquisa, finalizada em 2013, com 29 egressos.

Estudo de abordagem qualitativa com coleta de dados em duas etapas: aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, e entrevista semiestruturada.

A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, com identificação das Unidades de Contexto e de Registro para construção de categorias analíticas.

Os resultados revelam a importância da formação pedagógica do professor universitário para compreender a relevância de seu papel de mediador de aprendizagens.

Ainda há muito a se investigar sobre a formação e a prática docente no Ensino Superior, explorando trajetórias percorridas na formação, identificando lacunas e propondo caminhos de formação docente que os preparem para atender às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI.

Documentos Relacionados