Faça uma monografia perfeita!

Faça parte da nossa lista exclusiva de acadêmicos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para seu TCC.

DESENVOLVIMENTO E PROJETO DE UM POLARIZADOR DE DIAFRAGMAS EM GUIA CIRCULAR / DEVELOPMENT AND DESIGN OF A DIAPHRAM POLARIZER IN CIRCULAR WAVEGUIDES

Autor Principal: EDUARDO RODRIGUES VALE
Tipo: Teses/dissertações
Idioma: Português
Publicado em: 1976
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=10024@1
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=10024@2
Saved in:
Com o objetivo de se aumentar a confiabilidade de um sistema de micro-ondas tem-se utilizado, em alguns casos, a polarização circular.

De modo a se evitar o emprego de vários dispositivos para a obtenção de fontes de polarização circular (os quais concorrem para um aumento do coeficiente de onda estacionária global do sistema) utiliza-se um único componente capaz de efetuar a transformação da polarização circular desejada.

Tal componente é conhecido como polarizador.

Este trabalho de tese visa apresentar o desenvolvimento e o projeto de um polarizador construído em guia circular, para a faixa de SHF.

O efeito da transformação de polarização é conseguido através de diafragmas indutivos e capacitivos dispostos ao longo do guia circular.

O coeficiente de onda estacionária máximo encontrado em um modelo construído para a faixa de 6,8 a 7,8 GHz foi de 1,1 e a relação axial de 1,2 dB.

Devido a não utilização de dielétricos com perdas na estrutura, pode-se esperar baixos valores de perda por inserção.

Nestas medidas incluem-se a transição guia retangular-guia circular.

Na Introdução do presente trabalho é apresentada a obtenção de polarização circular em guia circular através de dois modos TE 11, ortogonais, defasados de 90 0.

no Capítulo 1 são analisados os fundamentos teóricos em que se apóia o polarizador e no Capítulo 2 é analisada a sistemática de projeto da estrutura.

Os Capítulos 3 e 4 descrevem, respectivamente, o projeto de um modelo experimental e os ensaios efetuados.