Contribuições da equipe de saúde visando à promoção da segurança do paciente no cuidado intensivo

Autor Principal: Minuzzi, Ana PaulaSalum, Nádia ChiodelliLocks, Melissa Orlandi HonórioAmante, Lúcia NazarethMatos, Eliane
Tipo:
Idioma: enpt
Publicado em: Esc. Anna NeryEscola Anna Nery
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lang=pt&pid=S1414-81452016000100121
Saved in:
Resumo Objetivo: Apresentar as recomendações dos profissionais de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva para a melhoria da cultura de segurança do paciente.

Métodos: É um estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, resultado da aplicação do questionário Pesquisa Sobre Segurança do Paciente em Hospitais com 59 profissionais da equipe, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.

Resultados: Obteve-se 124 recomendações que foram categorizadas de acordo com os aspectos do instrumento.

Destacando-se recomendações relacionadas ao apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente, em especial, ao suprimento de recursos materiais; e também ao aprendizado organizacional e melhoria contínua, com sugestões de treinamentos e implementação de protocolos, visando à padronização da assistência.

Conclusão: O estudo permitiu elencar expressivas recomendações de melhorias da segurança do paciente, e possibilitou identificar as dimensões da cultura de segurança que apresentam mais vulnerabilidades.

Documentos Relacionados