Faça uma monografia perfeita!

Faça parte da nossa lista exclusiva de acadêmicos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para seu TCC.

CONTRACT ORIENTED WEB SERVICES MODEL (COWS): A SEMANTIC CONTRACT SUPPORT FOR E-BUSINESS PROCESSES / CONTRACT ORIENTED WEB SERVICES MODEL (COWS): UM MODELO BASEADO EM CONTRATOS PARA SUPORTE A PROCESSOS DE NEGOCIOS NA WEB

Autor Principal: CARLOS CESAR LAUFER
Tipo: Teses/dissertações
Idioma: Português
Publicado em: 2007
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=10017@1
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=10017@2
Saved in:
O estabelecimento de um processo de negócios se faz por meio de relacionamentos entre parceiros que têm um objetivo comum.

Esses relacionamentos são definidos em contratos, que podem ser explícitos ou implícitos, podem ser verbais ou escritos, e assim por diante.

Quando uma pessoa busca um parceiro de negócios, ela procura um parceiro que possa completar um relacionamento definido em um contrato.

Para dar suporte a esses processos na Internet (e na Web) é necessário caracterizar todos os seus aspectos, tais como: agentes, contratos, papéis, relacionamentos, interações entre os parceiros, políticas etc.

Este trabalho apresenta o Contract Oriented Web Services Model (COWS) - um modelo para um ambiente apropriado para diálogos de E- Business, implementados por meio de Web Services.

COWS é baseado em contratos bemdefinidos, acordados entre todas as partes envolvidas e que incorpora vários níveis de políticas.

Essas políticas podem estar relacionadas a formas de pagamento, qualidade de serviço (QoS), políticas de privacidade, direitos, retorno de produtos, confiança entre parceiros, entre outros.

Os contratos podem se referenciar a outros contratos e têm escopo em foros específicos, que contêm políticas globais.

Um protótipo, para um ambiente Web com suporte ao COWS, foi implementado para testar os conceitos que estendem o processo de casamento de parceiros, em um processo de negócios.

Todos os modelos do COWS foram especificados como ontologias, utilizando-se a linguagem Flora-2.

Documentos Relacionados