Este trabalho tem como principal objetivo a onceitualizaÃÃo de um ambiente de simulaÃÃo para o desenvolvimento de simuladores multi-fÃsica, baseados no MÃtodo de Elemento Finito (MEF).

Os simuladores sÃo meios econÃmicos de compreender e de avaliar o desempenho de sistemas abstratos e do mundo real.

Nossa perspectiva de simulaÃÃo à a classe das simulaÃÃes para os fenÃmenos representados por um conjunto de funÃÃes distribuÃdas no espaÃo e possivelmente no tempo, cujo comportamento à baseado no MEF.

A importÃncia destes simuladores tem a ver com a eficÃcia do MEF, um mÃtodo numÃrico de propÃsito geral, que à facilmente desenvolvido para anÃlise e resoluÃÃo de vÃrios tipos de problemas encontrados freqÃentemente na vida diÃria, e devido ao seu poder de fornecer exatidÃo e confiabilidade na soluÃÃo de equaÃÃes diferenciais parciais.

As simulaÃÃes baseadas no MEF consideram sistemas possivelmente de milhÃes de equaÃÃes algÃbricas, de integraÃÃes numÃricas, de geraÃÃo de malhas, manipulaÃÃes de matrizes e vetores, soluÃÃo de sistemas lineares e nÃo lineares, e assim por diante.

Estas caracterÃsticas justificam, sem dÃvida, o desenvolvimento de um ambiente computacional especÃfico.

O trabalho realizado enfatiza a adaptaÃÃo de prÃticas e de metodologias da tecnologia de programaÃÃo para organizar e permitir o reuso do domÃnio especÃfico dos simuladores formulados usando o MEF.

O trabalho define um ambiente e a sua arquitetura para o desenvolvimento de simuladores.

O trabalho tambÃm propÃe e define padrÃes de modelo e de projeto especÃficos para a soluÃÃo de problemas relevantes no domÃnio do conhecimento sendo tratado.

A aplicaÃÃo destes padrÃes foi realizada atravÃs de um estudo de caso