Cirurgia segura em pediatria: aplicação na prática doChecklist Pediátrico para Cirurgia Segura

Autor Principal: Pires, Maria Paula de OliveiraPedreira, Mavilde L. G.Peterlini, Maria Angélica Sorgini
Tipo:
Idioma: enptes
Publicado em: Rev. Latino-Am. EnfermagemRevista Latino-Americana de Enfermagem
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lang=pt&pid=S0104-11692015000601105
Saved in:
Objetivos: avaliar a aplicação na prática do Checklist Pediátrico para Cirurgia Segura no período pré-operatório e verificar a satisfação da família quanto ao uso do material.

Método: estudo exploratório, no qual se visou analisar o uso dochecklist por crianças que seriam submetidas a intervenções cirúrgicas, sendo a amostra constituída por 60 crianças pré-escolares a adolescentes e 60 familiares.

As variáveis relacionaram-se à caracterização demográfica, preenchimento do checklist e satisfação dos familiares, sendo avaliadas por meio da análise estatística descritiva e inferencial.

Resultados: a maioria (71,7%) das crianças era do sexo masculino, com mediana de idade de 7,5 anos.

Identificou-se consecução do checklist em 65,3% dos itens, 30,0% não foram preenchidos devido à não execução da equipe e 4,7% por motivos das crianças e familiares.

Na análise de associação, verificou-se que o item da retirada de adornos (p=0,008) foi mais checado por crianças com maior média de idade.

Quanto à satisfação, os familiares avaliaram o material como ótimo (63,3%) e bom (36,7%) e acreditaram que houve redução de ansiedade na criança (83,3%).

Conclusão: o uso do checklist na prática clínica pode colaborar para mudanças nos serviços de saúde com relação à cultura de segurança e promover satisfação dos clientes.

Documentos Relacionados