Atividades socialmente empreendedoras na enfermagem: Contribuições à saúde/viver saudável

Autor Principal: Backes, Dirce SteinIlha, SilomarWeissheimer, Amanda SchineiderHalberstadt, Bruna Marta KleinertMegier, Elisa RucksMachado, Raquel
Tipo:
Idioma: enpt
Publicado em: Esc. Anna NeryEscola Anna Nery
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lang=pt&pid=S1414-81452016000100077
Saved in:
Resumo Objetivo: Conhecer as contribuições de atividades socialmente empreendedoras da enfermagem à saúde de mulheres de uma Associação de Materiais Recicláveis.

Métodos: Pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada entre julho e dezembro/2014 com 12 mulheres de uma Associação de Materiais Recicláveis, do Rio Grande do Sul.

Os dados coletados antes e após as atividades, por meio de entrevista semiestruturada e observação participante, foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados: Identificaram-se as categorias: da invisibilidade à necessidade de estímulo à saúde e viver saudável - processo dinâmico e complexo de superações diárias; da ausência de estímulo à saúde e viver saudável - o desejo de sentir-se cuidada; contribuições das atividades no estímulo do viver saudável - o significado de "sentir-se gente".

Conclusão: as atividades desenvolvidas por meio do empreendedorismo social com as mulheres mostraram-se potencializadoras de autoestima, saúde/viver saudável na realidade investigada.

Documentos Relacionados