Aplicação da estimulação magnética transcraniana de repetição no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo e outros transtornos de ansiedade

Autor Principal: Mansur,Carlos Gustavo S.
Outros Autores: Cabral,Sergio de Barros, Sartorelli,Maria do Carmo B., Lopes,Antonio Carlos, Miguel F.,Eurípedes Constantino, Bernik,Marcio Antonini, Marcolin,Marco Antonio
Tipo: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Revista de Psiquiatria Clínica 20040101
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832004000500010
Saved in:
A estimulação magnética transcraniana de repetição (EMTr) vem sendo amplamente investigada como ferramenta terapêutica em transtornos psiquiátricos, especialmente a depressão.

Neste trabalho, compilamos as informações provenientes de estudos que investigaram as aplicações da EMTr no tratamento dos transtornos de ansiedade: transtorno do pânico (TP), transtorno de estresse pós-taumático (TEPT), transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e especialmente o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Três estudos foram publicados abordando o tratamento do TOC, sendo que utilizaram metodologias e parâmetros de aplicação extremamente diversos, dificultando a obtenção de informações conclusivas sobre a efetividade deste tratamento.

Quatro estudos publicados sobre TEPT e EMTr também apresentam dados conflitantes e pouco comparáveis, mas destaca-se publicação recente com desenho duplo-cego e resultados positivos.

Quanto ao TP e o TAG, apenas pequenas investigações iniciais foram realizadas.

Conclusão: Apesar dos estudos citados, não há dados conclusivos sobre a eficácia terapêutica da EMTr nos transtornos de ansiedade.

Isto se dá especialmente devido aos estudos com amostras pequenas e desenho aberto.

Portanto, devem ser realizados estudos mais aprofundados para que possamos obter estas respostas.