Acesso potencial à atenção primária em saúde: o que mostram os dados do programa de melhoria do acesso e da qualidade do Brasil?

Autor Principal: Uchôa, Severina Alice da CostaArcêncio, Ricardo AlexandreFronteira, Inês Santos EstevinhoCoêlho, Ardigleusa AlvesMartiniano, Claudia SantosBrandão, Isabel Cristina AraújoYamamura, MellinaMaroto, Renata Melo
Tipo:
Idioma: enptes
Publicado em: Rev. Latino-Am. EnfermagemRevista Latino-Americana de Enfermagem
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lang=pt&pid=S0104-11692016000100304
Saved in:
Objetivo: analisar a influência de indicadores contextuais no desempenho dos municípios, no que tange ao acesso potencial à Atenção Primária à Saúde no Brasil e, ainda, discutir a contribuição do trabalho da enfermagem nesse acesso.

Método: estudo descritivo multicêntrico, a partir de dados secundários da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica no Brasil, com a participação de 17.202 Equipes de Atenção Básica.

Recorreu-se ao teste qui-quadrado de proporções para verificar diferenças entre os estratos de municípios, no que se refere às dimensões territorialização, oferta, coordenação, integração, e, quando necessário, foram considerados os testes qui-quadrado com correção de Yates ou exato de Fisher.

Para a variável população, foi aplicado o teste Kruskal-Wallis.

Resultados: a maioria dos participantes era de enfermeiro (n=15.876; 92,3%).

Observaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os municípios em termos de territorialização (p=0,0000), disponibilidade (p=0,0000), coordenação do cuidado (p=0,0000), integração (p=0,0000) e oferta (p=0,0000), verificando-se que o municípios que compõem o estrato 6 tendem a ter melhor performance nessas dimensões.

Conclusão: verificou-se que os estratos 4, 5 e 6 apresentam melhor desempenho em todas as dimensões analisadas e, também, o papel preponderante do enfermeiro no acesso potencial à Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Documentos Relacionados