Efeitos da vinhaça, complementação nitrogenada e biológica nas características químicas de um solo cultivado com cana-de-açúcar.

Autor Principal: FIGUEIREDO, P. A. M.
Outros Autores: ANDRADE, L. A. B., HEINRICHS, R., MOREIRA, A., CÔNSOLO, N. R. B., SARTORI, D. L., ANJOS, I. A., CARVALHO, G. J., QUINTELA, A. C. R., GARCIA, J. C.
Tipo: Artigo em anais de congresso
Idioma: Português
Publicado em: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS 2011
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/48656
Saved in:
Cada vez mais, a colheita da cana-de-açúcar está ocorrendo de forma mecanizada, e como resultado, deixa distribuído sobre o terreno o palhiço, que, uma vez decomposto, pode oferecer resultados significativos em relação à quantidade de nutrientes no solo.

O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos da aplicação da vinhaça, complementada ou não com nitrogênio e um produto biológico, na decomposição dos restos culturais remanescentes da colheita mecanizada de cana crua, nas características químicas de um solo Latossolo Vermelho Amarelo cultivado com cana-de-açúcar, na primeira e segunda soqueira.

O experimento foi conduzido a partir de julho de 1997.

O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições.

Os seis tratamentos envolveram o palhiço restante da colheita, vinhaça, nitrogênio e decompositor.

Foram avaliadas as principais características químicas do solo em três anos consecutivos e em duas profundidades.

A aplicação de vinhaça sobre o palhiço proporcionou aumento significativo apenas do teor de potássio no solo, nas duas profundidades e épocas estudadas.