Transferência de tecnologias agropecuárias: o papel da Embrapa Semi-Árido no pólo Petrolina-PE/Juazeiro-BA.

Autor Principal: SILVA NETO, M. F. da
Tipo: Teses/dissertações
Idioma: Português
Publicado em: 2006. 2011
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/158938
Saved in:
O propósito deste trabalho e encontrar os níveis de adoção de tecnologias conhecimentos e inovações agropecuárias geradas/adaptadas pela Embrapa Semi-Árido junto aos pequenos produtores rurais dos perímetros públicos irrigados de Mandacaru e Senador Nilo Coelho, no pólo Petrolina-PE/Juazeiro-BA, nos últimos anos.

No ínicio são relatados o contexto econômicos, social e cultural em que está enserida a Embrapa Semi-Árido, sua estrutura organizacional e seus parceiros institucionais.

No segundo capítulo está o problema da pesquisa, o tema, a hipótese, os objetivos, a importância e a delimitação do estudo.

O terceiro capítulo trata do referêncial teórico, aonde são apresentadas abordagens de alguns conceitos de tecnologia e implicações econômicas de modelos de transferência e, em especial de tecnologias do setor agrícola.

O Modelo teórico que ampara o estudo em lide denomina-se "triângulo de sábato" e merece destaque, tendo em vista a aproximação do modelo com a estrutura da produção de frutas do pólo Petrolina-PE/Juazeiro-BA.

No quarto capítulo, encontra-se a metodologia utilizada nas diversas etapas de levantamento das informações para a elaboração do relatório de pesquisa e são mostrados os elementos utilizados para levantar dados secundários e primários.

Relatam-se aspectos gerais da técnica "Estudo de caso", seu caráter exploratório, descritivo e explicativo e, sobretudo, eclético, as etapas da investigação, a fórmula matemática utilizada para a definição do tamanho da amostra, os indicadores, o questionário semi-estruturado, as visitas aos locais delimitados para observação e entrevista.

No quinto capítulo, estão os resultados da pesquisa de campo, sumarizados por meio de gráficos, tabelas, quadros e textos sobre o perfil socioeconômico dos produtores e características dos respectivos lotes, bem como sobre seis tecnologias empregadas como indicadores quantitativos, seis ações de transferência de tecnologias e seis culturas analisadas nesta pesquisa.

Apresentam-se, também, as discussões dos resultados junto aos respectivos gráficos e tabelas.

No sexto cápitulo, estão as conclusões sobre o trabalho e as recomendações decorrentes.

No final encontra-se a bibliográfia consultada, sustentação a esta investigação e algumas informações adicionais nos apêndices e anexos usados para ajudar a esclarecer as análises sobre uma parte do processo de transferência de tecnologias junto aos pequenos produtores de frutas do pólo Petrolina-PE/Juazeiro-BA.