Trânsito de identidades e estratégias de negociação familiar: deslocamentos populacionais entre a Bolívia e o Brasil / Traffi of identity and trading strategies familiar: displacement between Bolivia and Brazil

Autor Principal: Vanessa Generoso Paes
Tipo: Teses/dissertações
Idioma: Português
Publicado em: IBICT 20111129
Assuntos:
Link Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27042012-124331/
Saved in:
Esta dissertação analisa a questão dos deslocamentos emigratórios latinos americanos a partir das histórias orais de vida de uma família de bolivianos residente na cidade de São Paulo e de sua rede social afetiva.

Além disso, estabelece um diálogo com as entrevistas dos pesquisadores bolivianos por meio da história oral temática confeccionada para este trabalho.

Ao utilizar dois gêneros de historia oral, temos como perspectiva que esta dissertação contribua para os estudos migratórios contemporâneos.

A temática central dessa pesquisa é verificar com se dá o processo de negociação de identidades entre a primeira e segunda geração da família boliviana escolhida para tal estudo, assim como entender o processo de mediação das identidades dos emigrantes com a sociedade brasileira.

As identidades e as trajetórias de vida são concebidas como heterogêneas, em processo, em trânsito, articuladas por zonas de contato e trocas culturais.

As memórias dos colaboradores revelaram campos de disputas, manifestam a diversidade e as ambiguidades das lembranças e esquecimentos.

Deste modo, percebemos que as lembranças dos narradores são reelaboradas e passam por reapropriações culturais nos processos de deslocamentos continental e transfronteiriços no cenário latino americano.