Uma proposta metodológica para avaliação de Bibliotecas Digitais: usabilidade e comportamento de busca por informação na Biblioteca Digital da Puc-Minas

Autor Principal: Paula Bohmerwald
Tipo: Teses/dissertações
Idioma: por
Publicado em: IBICT 20030612
Assuntos:
Link Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XPCF
Saved in:
Atualmente, com o desenvolvimento da Internet, novos sistemas e fontes de informação têm sido criados, colocando o usuário em um novo contexto de busca por informação.

Diante disso, autores da Ciência da Informação e da Ciência da Computação têm se dedicado a estudos sobre a interação dos usuários com os sistemas neste novo ambiente.

Este trabalho propõe que os estudos das duas áreas sejam usados conjuntamente, se complementando, com o intuito de se analisar de forma abrangente um sistema de informação.

Para teste da metodologia proposta, foi usada a Biblioteca Digital da Puc-Minas (BDP).

Primeiramente são apresentados alguns métodos para avaliação da usabilidade de sistemas web e modelos de comportamento de busca por informação de usuários.

Em seguida, baseando-se em tais métodos e modelos, a coleta de dados compõe-se por cinco etapas: (1) Questionário sobre o contexto do usuário, para apreender informações gerais e relativas à experiência com a Internet; (2) Teste de usabilidade em laboratório, para analisar a interação dos usuários com a interface do site da BDP; (3) Questionário de satisfação, para obter a opinião do usuário sobre a navegação do site, a facilidade de aprendizado e uso, a terminologia adotada, entre outros; (4) Estudo do comportamento de busca dos usuários através do teste com busca livre, com o objetivo de analisar as atividades realizadas pelos usuários ao buscarem informação sem a utilização de tarefas pré-determinadas; (5) Análise do log, para analisar o uso da BDP baseando-se nos dados armazenados no log da BDP durante quatro meses.

Os resultados de cada etapa são apresentados, discutidos e comparados, a fim de se analisar e sugerir mudanças para melhorar a usabilidade da BDP.

Por fim, os resultados são confrontados com o objetivo de se avaliar a contribuição de cada etapa para a análise do sistema em questão, e são comparados com outros estudos de usabilidade de Bibliotecas Digitais.